Existem tarefas que temos de executar que por vezes se tornam chatas de fazer. Um desses exemplos, para quem desenvolve ou gere sítios Web é ter de estar constantemente a mudar o ficheiro de Hosts do Windows. Para quem não sabe, e explicado de forma simples, este ficheiro é o ficheiro de excepções do DNS do vosso computador. É aqui que definem as traduções de DNS que querem forçar. Mais abaixo explico melhor.
Editar este ficheiro não é uma tarefa dificil, mas pode ser chata se não tivermos afinados e com a tarefa bem definida na cabeça. A localização do ficheiro, lembrar que temos de lançar o editor de texto como Admin, etc, etc.
Mas para nos aliviar nessa tarefa apresento-vos o WinHosts. E de forma simples e rápida podemos alterar o nosso ficheiro de Hosts.
Esta aplicação permite que de uma forma simples, graças à sua interface extremamente simples, possamos alterar o nosso ficheiro de Hosts. Este é, tal como dito acima, o ficheiro de excepções do DNS. Ou seja, todos as entradas que colocarmos aqui são sobrepostas às respostas do DNS. Basta que coloquemos um IP e um endereço e essa passa a ser a sua resolução de DNS.
É extremamente útil para quem cria sítios Web e que tem versões de produção e de desenvolvimento. Desta forma não tem de fazer alterações de configurações nas plataformas que tem (em desenvolvimento). É ainda extremamente útil para podermos barrar certos endereço que não queremos que seja carregados (sítios de publicidade ou outros do género).
E com este software podemos editar de forma simples e directa o nosso ficheiro de Hosts. Basta que indiquemos qual o IP, o endereço Web que queremos e que carreguemos no botão Add. Se pretenderem actualizar uma entrada já existente devem selecciona-la e carregar em F2. Se fizerem duplo clique numa entrada ela é colocada nos campos IP Address e Host Name para que possam alterar.
Podemos ainda fazer um fazer uma limpeza ao nosso ficheiro de Hosts, se carregarmos os no botão Restore Defaults.
Sempre que lançamos a aplicação ela vai ler o actual conteúdo do ficheiro Hosts e apresenta-nos o que já lá se encontrava.
Uma vez que é uma aplicação que pode ser usada em modo portátil é excelente para terem na vossa pen de suporte e ser usada sempre que pretenderem usar noutros PC’s.
Naturalmente que esta aplicação em Vista e Sete deve ser executada com privilégios de administrador.
Pena é que a sua interface esteja ainda pouco madura e que alguns botões e caixas de texto estejam sobrepostos. Tirando isso é uma aplicação extremamente útil e com muitas potencialidades.
NOTA: Uma vez que esta aplicação vai pretender editar um ficheiro de sistema é muito provável que seja marcada como vírus. Não é uma ameaça, fiquem descansados! Testei a ferramenta e não fui infectado por nenhum vírus ou algo parecido. Não vos peço que desconfiem do vosso anti-vírus. Mas peço que confiem no Pplware.
Artigos relacionados: