Foram disponibilizadas hoje, de forma oficial, as primeiras versões do Windows 8 RTM (Release To Manufacturing) em 32 e 64 Bits pela mão da Microsoft. Estão à disposição de todos aqueles e aquelas que pretendam testar a mais recente versão do Windows sucessor ao actual Windows 7. A tentação está lançada…
…e que tentação! As novas versões estão disponíveis para descarregar e permitem aos seus utilizadores testar a 100% todas as capacidades deste novo e aguardado sistema operativo durante 90 dias pelo que, no término deste período somos obrigados a reinstalar a nova versão adquirida ou ficaremos sem sistema operativo – não permite também actualizações, pelo que apelamos aos utilizadores a terem em conta este mesmo parágrafo. Para uma melhor segurança, recomenda-se correr estas versões num ambiente virtual e numa partição diferente do sistema operativo habitual.
A ter em conta que durante o registo, que é obrigatório, devemos estar logados com uma conta Microsoft e fornecer o nosso nome, endereço de e-mail e país. Somos obrigados a activar o produto online dentro de 10 dias após a instalação e uma vez que a versão de avaliação for instalada, não a podemos actualizar. Para reverter para uma versão anterior do Windows, devemos fazer uma nova instalação a partir do dispositivo instalação original (CD/DVD, etc).
Esta nova versão, disponibilizada nos idiomas Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Inglês, Inglês (Reino Unido), Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português (Brasil) e Espanhol, inclui, para além do Windows 8, o Internet Explorer 10 e novas aplicações do Windows 8 para ligação ao Hotmail, SkyDrive e Messenger (e muito mais). Foram ainda adicionadas centenas de novas aplicações na Windows Store.
Os trabalhos desenvolvidos desde a disponibilização da Consumer Preview, em Fevereiro, consistiram na melhoria da performance geral do Windows 8, tendo no entanto algum cuidado e desenvolvimentos específicos em algumas áreas muito concretas. Foi alargado ainda mais o hardware suportado pelo Windows 8 e foi desabilitada a possibilidade de desactivar a interface Metro e o início do Windows no modo tradicional. O suporte para vários monitores foi também melhorado e existem novidades nessa área.
O tempo de arranque do Windows foi também uma das áreas em que houve melhorias significativas, ao ponto da Microsoft se ver obrigada a colocar um menu de arranque para que os utilizadores possam usar os tradicionais métodos de interagir com o Windows durante o seu arranque.
Tenham em conta que, segundo a própria Microsoft, esta versão é destinada a programadores de aplicativos do Windows 8 e profissionais de TI interessados em experimentar o Windows Enterprise 8 em nome da sua organização. Se considerarem que estão dentro desta faixa de utilizadores então esta é uma boa oportunidade. Ambas versões estão disponibilizadas através de uma imagem .ISO.