Falar de música na informática obriga a falar também do Winamp. Este foi o leitor mp3 mais conhecido e usado há alguns anos, mas que infelizmente acabou por parar de ser desenvolvido e acabou por cair no esquecimento.
Mas a empresa que atualmente detém o Winamp veio agora a público revelar uma excelente novidade. A versão 6 do Winamp chegará já em 2019 e terá novos focos, para além dos mp3.
Depois de muitos anos desaparecido, o Winamp parece estar prestes a regressar. Quem o revelou foi Alexandre Saboundjian, o CEO da Radionomy, a empresa que atualmente detém o Winamp.
Vamos ter uma nova versão do Winamp já em 2019
Segundo o que foi anunciado, esta nova versão será focada em novos serviços e deixará de ser apenas um leitor de ficheiros mp3. Irá também ter acesso a serviços de streaming e até a ficheiros alojados na cloud.
Claro que irá também chegar a novas plataformas, sendo o Android e o iOS os próximos. A ideia é também permitir o acesso a ficheiros remotos, alojados em clouds privadas ou em servidores alojados nas redes dos utilizadores.
Os novos planos da Radionomy para o Winamp
O plano é atualizar o Winamp para todas as plataformas, para criar uma experiência única de utilização, pesquisável e adaptada a todas as formas em que hoje consumimos música, de diferentes fontes.
Saboundjian recusou detalhar a que serviços o Winamp irá ter acesso ou como esta nova versão irá integrar-se com serviços como o Apple Music, Spotify ou outras plataformas de música.
Claro que ainda é muito cedo para existirem novidades sobre esta nova versão, mas o CEO da Radionomy adiantou que os trabalhos estão já a ser feitos, para garantir o melhor.
Uma nova versão do Winamp já esta semana
Na entrevista que deu, o CEO da Radionomy revelou também que já amanhã, dia 18, chegará uma nova atualização do Winamp. A versão 5.8 trará a resolução de alguns bugs e problemas de compatibilidade.
Na verdade ainda existe uma comunidade muito grande de utilizadores do Winamp. Estes têm-se dedicado a resolver alguns problemas e a criar novas skins e outros plugins. Será também esta comunidade que irá ajudar a testar as primeiras versões do novo Winamp.
Este é um regresso que muitos aguardavam há algum tempo. Depois de muitos anos a passar de mão em mão, com a Nullsoft a vender à AOL, que anos mais tarde o passou para a depois à Radionomy, é chegada a hora do Winamp se renovar e surgir completamente renovado.