A privacidade no Windows 10 é algo que continua a não poder passar despercebido. Depois de toda a informação que correu por aqui, e provou, que o Windows passava mais informação sobre os seus utilizadores para os servidores da Microsoft do que aquela que era desejada, existem algumas formas que nos permitem minorar e mesmo contornar esse efeito.
Ora o W10Privacy é uma daquelas ferramentas que nos vai ajudar nesse sentido, tornando mais fácil de visualizar e controlar muitas configurações de privacidade, tão típicas do Windows 10.
Separadores por tópicos
Estamos em condições para afirmar que o W10Privacy tenta facilitar ao máximo a vida ao utilizador ao organizar em vários separadores: privacidade, telemetria, pesquisa, rede, explorador, serviços, OneDrive, tarefas, Tweaks e muito mais.
Ao clicar em qualquer separador surge de imediato uma lista de acções relacionadas ao tópico principal. Algumas das funções são dedicadas ao Windows 10, como por exemplo “desactivar o serviço de optimização de entrega“, ou seja, o regime onde as actualizações do Windows podem ser obtidas de outros sistemas que existam na nossa rede. Por outro lado, muitos dos ajustes apresentados são considerados mais gerais transversais a várias versões do Windows.
As funções de protecção de privacidade são facilmente reconhecidas e ainda mais facilmente desactivadas. Um dos exemplos claros é o bloqueio do uso da webcam por parte das aplicações ou proibir aplicações de usar os nossos dados ou imagens noutra conta.
Apesar de estar em inglês, existe a versão em espanhol, quando passamos o rato por cima de cada uma das opções recebemos uma dica sobre os aspectos da função em detalhe.
Bloqueio por IP
A verdade é que o W10Privacy oferece algum controlo sobre algumas áreas, não se ficando pelo bloqueio puro e simplesde algo. Existem possibilidades mais amplas como “bloquear endereços IP dos servidores de telemetria de Microsoft conhecidos” por meio de uma regra de firewall ou através do arquivo de HOSTS.
Separação por cores
Para facilitar, cada acção disponível é apresentada e separada por cores. O verde poderá ser aplicado sem efeitos colaterais. O amarelo requer alguma precaução e análise individual de cada acção. O vermelho está restrito a utilizadores com profundos conhecimentos sobre a função/acção em causa uma vez que os resultados da sua aplicação podem constituir problemas irreversíveis.
A partir de agora já não há desculpa para se sentir vigiado(a) pela Microsoft.