Pplware

TuneUp Utilities, muito para além de um utilitário

Foi em Setembro que a nova versão TuneUp Utilities 2013 foi lançada com a promessa de tornar os PCs dos utilizadores mais rápidos, fluídos e com uma manutenção permanente activa e benéfica que ajudaria em muito a performance das nossas máquinas. Assim, a TuneUp Distribution GmbH decidiu oferecer-nos uma licença para que puséssemos as mãos à obra e apresentássemos a nossa análise daquela que é, à partida, uma das mais poderosas ferramentas pagas do género. Conheçam os prós e contras, as vantagens e desvantagens que fomos encontrando com todo o detalhe.

Para começar, podemos dizer que esta nova versão do TuneUp Utilities oferece uma compatibilidade óbvia e mais alargada com o Windows, em específico com o Windows 8, Windows 7, Windows Vista e Windows XP, sendo apresentada com ferramentas de limpeza e ajuste melhoradas comparativamente com as versões anteriores.

Numa  fase inicial, podemos listar como novos e inovadores recursos do TuneUp Utilities 2013 as seguintes sub-ferramentas:

  • TuneUp Disk Cleaner – limpa ficheiros que se limitam a ocupar espaço sem qualquer tipo de função necessária. Reconhece mais de 150 programas populares que criam este tipo de ficheiros e, ao mesmo tempo, permite eliminar de cerca de 30 recursos do Windows dados desnecessários;
  • TuneUp Browser Cleaner – limpa todos os históricos e movimentos dos nossos navegadores, incluindo mais de 25 navegadores, onde se inclui, obviamente,  o Internet Explorer Chrome e Firefox;
  • Live Optimization 2.0 – aumenta o desempenho em até 38 vezes da carga plena do CPU;
  • Mais de 30 ferramentas de optimização são facilmente acessíveis através da optimização do TuneUp Start Center;
  • Modo Turbo – fecha até 70 funções de fundo desnecessárias para um funcionamento básico;
  • TuneUp Program Deactivator – aumenta a performance em até 50%;
  • Mais de 400 segredos e configurações do Windows que o TuneUp Utilities pode ajustar;
  • Um único clique é tudo o que precisamos para optimizar a um PC através da Manutenção 1-Click.

Vamos então dissecar entre as novas funções e as funções melhoradas. Comocemos pelo mais «docinho» ou seja, as novidades:

O TuneUp Disk Cleaner 2013 é uma das novas funções. Esta função baseia-se na premissa real em que os programas Windows estão constantemente a guardar ficheiros de log, históricos dos “usados mais recentemente” e os conhecidos dados temporários no disco rígido. O que acontece muitas vezes, e infelizmente, é que estes ficheiros na sua maioria desnecessários e entradas de dados são muitas vezes esquecidos e vão permanecendo no disco rígido – para sempre! Ora com o tempo e com o acumular de várias aplicações que tenham este tipo de comportamento é normal que se comecem a assitir a problemas críticos de falta de espaço em disco. Este aplicativo apresenta-se como a solução para remover dados indesejados de mais de 150 programas populares com apenas alguns cliques no rato.

Para os utilizadores mais práticos, poderão deixar o programa actuar de forma automática e o programa fará tudo por nós de forma rápida e segura, limpando o nosso PC, deixando-nos tempo para outras coisas mais importantes.

Já o TuneUp Browser Cleaner também se apresenta como uma novidade desta nova versão, passo o pseudo-pleonasmo. O seu conceito não podia estar mais de acordo com a realidade de hoje em dia, pois os utilizadores tendem a esquecer de limpar a cache do navegador ou utilizam a limpeza interna do próprio navegador o que nem sempre é eficaz a 100%! Ora o TuneUp Browser Cleaner é rápido e facilmente protege os utilizadores a nível de privacidade, efectua correcções de problemas durante a navegação em sites e ainda restaura espaço em disco ao eliminar qualquer rasto de dados que tenhamos inserido e não só, como é o caso dos navegadores mais comuns, incluindo o Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, Opera, Safari, entre outros.

Neste caso , o TuneUp Browser Cleaner não só oferece 25 produtos de limpeza num só como também optimiza de forma eficaz os nossos navegadores. Em resumidas palavras, com esta função, pude assistir à limpeza de:

Ainda no campo das novidades, esta bem interessante por sinal, encontra-se o TuneUp Live Optimization 2.0. A sua filosofia centra-se no facto de um programa ou processo que esteja a ser executado em segundo plano estar consumir demasiados recursos do processador, entrando assim em acção para nos ajudar a optimizar e e melhorar a performance através de processos de priorização das acções, especialmente naqueles que possam estar, eventualmente «famintos» por preciosos recursos do nosso PC.

Todos os programas a correr mas que não utilizamos activamente e que consomem recursos de igual forma passam a estar optimizados de forma automática através de prioridades, sendo esta uma gestão eficaz e com efeitos práticos na performance do nosso PC. No caso de darmos conta que existe um processo que está constantemente a ser optimizado e que afinal nem é essencial no nosso dia a dia podemos passar para a utilização do TuneUp Program Deactivador – como o nome diz, apesar de estar em inglês, o programa e/ou serviço são desactivados em segurança até instruções em contrário.

 

Mudando de assunto para mais um dos itens, quando os utilizadores recebem mensagens de erros ao tentar abrir ficheiros de programas, na área de trabalho ou no Windows deve-se ao facto de termos eliminado esses ficheiros mas ele ainda constar dos «mais recentes» de um determinado programa. Ora isto requer o TuneUp Shortcut Cleaner, a última das novidades apresentadas. Este aplicativo consegue transformar aquilo que é um caos na paz e harmonia da ordem, removendo atalhos desnecessários no ambiente de trabalho, no Menu Iniciar, e nas listagens dos “recentemente usados” de leitores multimédia ou até documentos no Microsoft Office que foram apagados há muito tempo. De todas as novidades em funções, esta parece a mais básica, não lhe negando a sua atractividade e eficácia.

Na minha opinião, como conhecedor das versões anteriores do TuneUp Utilities, penso que toda esta parafernália de novidades veio ajudar bastante às já por si úteis funções do TU Utilities. Pessoalmente, das novas, a minha preferida é o TuneUp Disk Cleaner 2013, no entanto recomendo a cada utilizador a utilização e verificação dos resultados que podem variar de PC para PC.

De forma consistente, nada pesado e sempre com uma resposta no raio de acção a que se propõe, o TU Utilities consegue cumprir quase na totalidade aquilo a que se propõe, justificando o seu valor comercial comparativamente a ferramentas com o CCleaner, JetClean, Advanced SystemCare, etc, etc, etc. Peca isso sim, no meu caso, pela demora dos processos, isto é, todas aquelas funções de análise de registo, disco, etc, demoram infindáveis minutos…e não pensem que fosse por causa das características do meu PC, mas nesses momentos de espera tentei pensar positivo: era por uma causa nobre – a de resolver os problemas do meu computador.

De qualquer das formas, aos utilizadores que não podem adquirir a versão paga, existe uma versão totalmente funcional gratuita durante 15 dias, quanto mais não seja para dar uma vista de olhos e aproveitar enquanto é à borla.

Quanto às funções que já existiam, de forma MUITO resumida e segundo os programadores, foram melhoradas as funções: TuneUp Process Manager, 1-Click Maintenance & Automatic Maintenance e TuneUp Program Deactivator com start-stop automático.


Licença: Gratuito para testar durante 15 dias
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: TuneUp Utiltiies  [27.21 MB]
Homepage: TuneUp

Exit mobile version