Como sabemos, as bases de dados são normalmente o repositório de toda a informação de muitas aplicações e sites. O MySQL é provavelmente o motor de base de dados mais usada em todo o mundo, dando suporte aos mais diversos serviços. Tudo o que é plataformas open source como é o caso do wordpress, Joomla ou Drupal, recorrem ao MySQL como base de dados.
Hoje sugerimos 5 ferramentas para gerir Bases de Dados MySQL.
1) PHPMyAdmin
O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.
Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respectivas bases de dados.
2) Adminer
O Adminer oferece um conjunto de funcionalidades, como por exemplo, experiência do utilizador, desempenho, segurança, suporte a muitas funcionalidades do MySQl, que garantem que esta plataforma seja superior a outras do mesmo segmento.
3) DbNinja
O DbNinja é uma ferramenta gratuita, baseada na Web, que permite a gestão fácil de bases de dados MySQ, localmente ou remotamente. Esta solução oferece suporte para funcionalidades como triggers, eventos, views, rotinas, chaves estrangeiras, etc.
4) Chive
O Chive é uma interessante ferramenta gratuita que permite a gestão de base de dados MySQL a partir de um simples browser. Esta ferramenta tira vantagem da tecnologia presente nos browser actuais e oferece uma interface bem desenhada, editor de queries SQL com realce da sintaxe entre outras características .
5) SQL Buddy
SQL Buddy não necessita de ser instalado (basta colocar o conjunto de scripts numa pasta do seu servidor Web), é gratuito e recorre a tecnologia PHP e AJAX que de certa forma automatiza alguns processos. A interface é bastante intuitiva para trabalha e uma vez que recorre a tecnologia Ajax não existe a necessidade de por cada consulta fazer o refresh total a página.
O SQL Buddy está disponível em vários idiomas, sendo a mudança realizada na própria aplicação de forma muito simples.
E são estas as nossas 5 sugestões para gestores gráficos de bases de dados MySQL. Apesar do PHPMyAdmin ser a ferrramenta mais popular, todas as outras oferecem funcionalidades interessantes e, em alguns casos, até superiores.
Qual o vosso gestor de base de dados gráfico favorito?