TOP 5 – Plataformas/ferramentas digitais para Gestão de Projetos
A gestão de projetos parece algo que sempre existiu no mundo... mas tal não é verdade! O conceito apareceu em 1920 e foi uma invenção do engenheiro americano Henry L. Gantt que criou o conhecido "Diagrama de Gantt".
Gantt pretendia uma programação das atividades, apresentando-as num gráfico, facilitando assim a sua visualização e interpretação relativamente ao início, duração e fim. Hoje mostramos 5 das melhores ferramentas para Gestão de Projetos.
A gestão de qualquer que seja o projeto é uma das etapas fundamentais para o sucesso de um produto/serviço. Com uma concorrência cada vez mais agressiva e um mercado mais exigente, as empresas são obrigadas a planear bem e rápido o desenvolvimento dos seus produtos/serviços e para isso é preciso gerir tarefas/atividades, assim como recursos humanos, custos, etc.
Hoje apresentamos 5 plataformas digitais para Gestão de Projetos.
#1 Trello
O Trello é uma das plataformas digitais mais populares da atualidade. Esta plataforma está disponível online e permite aos utilizadores a criação digital de projetos onde o utilizador pode criar, organizar e prioritizar tarefas de uma forma muito divertida e flexível.
Se pretender experimentar esta plataforma pode criar gratuitamente uma conta aqui. Além de estar disponível online, o Trello dispõe de algumas ferramentas interessantes para que as equipas de projeto possam trabalhar de forma colaborativa.
Com o Trello é ainda possível acompanhar o desenvolvimento das atividades de uma forma muito intuitiva, uma vez que tem suporte para a framework kanban.
#2 Asana
Organize e faça a gestão de todos os planos, projetos e processos da sua equipa com a plataforma Asana. Com esta plataforma é possível capacitar os recursos humanos de instrumentos que os ajudem a focar-se no trabalho.
Tal como o Trello, o Asana oferece uma interface bastante elegante e intuitiva. Os gestores podem facilmente adaptar e prioritizar tarefas, produzir relatórios, partilhar listas de tarefas com colaboradores, etc. Destaque ainda para a possibilidade de se "acompanhar" as atividades, podendo ser inseridos comentários, anexos, etc. Se tem uma equipa com até 15 colaboradores, pode usar a plataforma Asana gratuitamente.
#3 JIRA
A plataforma Jira é uma das que mais tem evoluído e é uma das mais usadas em Portugal para gestão de projetos. Esta plataforma permite a gestão de vários projetos e tem suporte para as frameworks Kanban ou SCRUM.
Com o Jira os gestores podem facilmente criar gráficos e relatórios detalhados. Esta plataforma disponibiliza ainda APIs de integração com outras plataformas e tem também apps móveis. O Jira é uma plataforma que está também disponível online.
#4 Basecamp
O Basecamp é também uma popular plataforma para gestão de projetos e uma ferramenta de comunicação para equipas. A interface não é tão elegante comparativamente a outras plataformas apesar de ser user-friendly.
As funcionalidades referidas em outras plataformas são também suportadas pela Basecamp. Quem pretender experimentar gratuitamente esta plataforma poderá fazê-lo pelo período de 60 dias.
#5 Microsoft Project
Quem não conhece o Microsoft Project ? Este software da Microsoft é sem dúvida um dos mais antigos e mais populares que permite a gestão e planeamento de projetos, gestão de recursos e custos.
O gestor pode facilmente monitorizar o progresso das atividades e produzir relatórios detalhados. Os modelos incorporados e as ferramentas de agendamento familiares ajudam os gestores de projetos e as equipas a manterem-se produtivos.
E são estas algumas das plataformas que sugerimos para quem pretender fazer a gestão de projetos. Para pequenos projetos, há outras plataformas, com menos funcionalidades, que podem ir ao encontro do que necessitamos como, por exemplo, o evernote.
Se conhecerem outras plataformas idênticas, deixem o nome nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Doist.com e aha.io tb são muito interessantes. Trello foi adquirida pela atlassian mais dia menos dia é absorvido pelo Jira
O Trello já se encontra embedded no Jira e no Bitbucket, pelo menos nas versões cloud para já.
No entanto, continua a estar disponível como produto standalone e penso que assim vai continuar.
Em todas as empresas que trabalhei o Jira é “a” ferramenta de estão de projeto, especialmente se são usadas metodologias ágeis.
Para organização pessoal e não de equipas ou projetos, uso uma conta gratuita do Trello.
Existem algumas gratuitas?
Trello, asana e doist tem versões gratuitas para multi utilizador. O asana em particular tem a maior parte do q e preciso na versão gratuita
Boa noite,
E ferramentas deste género…. mas offline?
Abraço.
O project é, e as que têm app deve dar para trabalhar offline e mais tarde sincronizar
Sim, o “velhinho e poderoso” Microsoft Project
Grátis…, Free…, á Borla…, isso é que era.
Costumo por vezes consultar esta página:
https://alternativeto.net/
e para este tópico:
https://alternativeto.net/software/microsoft-project/
Mas parece ser tudo muito online.
Beijos e abraços…
Late reply podes usar o Gonme Planner é relativamente mais limitado face ao Project da Microsoft mas é bastante bom mesmo assim. Podes sacar aqui: https://wiki.gnome.org/Apps/Planner/Downloads tens uma build para Windows.
ganttproject, freeware
http://ganttproject.biz/
Obrigado pela dica, Num próximo TOP incluo.
ClickUp versão gratuita e bem completa e multi grupos.
Obrigado pela dica.
Andei a testar e até comprei premium. Acho que é muito lento.
Mas tem tudo que eu alguma vez procurei
Open project é gratuito e muito interessante
Obrigado pela dica Geraldes.
Tem o Artia também. Nacional e consegue unir conceitos de gestão ágil (Kanban) e tradicional (Cronograma). Veja em http://www.artia.com.
Obrigado pela dica.
Nao querendo parecer racista mas o artia não é nacional ao Pplware. D qquer das formas para quem tem dificuldades com software em inglês é uma boa alrtrrnativa
Olá Cfpinto,
Acho que você está equivocado, o Artia é baseado e desenvolvido sim no Brasil, desde o início em Joinville, Santa Catarina.
Certo. Continua a não ser nacional ao Pplware. Tendo em conta que o Pplware é de Portugal e o Artia do Brasil
openproject… online e on premise.
Com controlo de versões integrado para o código do projeto. bug tracking, gestão de tempo e custo. Agile e scrum.
mais focado em soft. eng. mas utilizável como simples kanban como trello
Redmine
Project Builder. Software de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio. Produto brasileiro, em português.
http://www.projectbuilder.com.br
Ótimo artigo! Muito bem explicado. Sou leitor nº um e adoro suas postagens. Parabéns!
Volta na volta o Pplware lembra-se da sua matriz original: ensinar e divulgar
Muito bom… e a qualidade da colaboração dos utentes complementa
Assim vamos lá
Teamwork, o preço é salgado mas é bem completa. Inclusive concorrente do basecamp com possibilidade de importar projetos do basecamp. Também existe kanban.
Nas empresas grandes por onde passei era só JIRA.
Estou admirado de ninguém ter falado do Microsoft teams.
Absolutamente excelente.
Talvez porque o teams não é uma ferramente de gestão de projetos, como o título indica?
O teams é uma ferramenta de comunicação. E na sua categoria, o Slack é ainda o rei.
Teamwork. Também tem versão tickets que pode ser uma extensão à gestão de projetos. Teamdesk
Por aqui usa-se o Planview Enterprise.
Mas obviamente que é um software “pago” e mais vocacionado para empresas.
Oi, Pedro, muito obrigada gostei o artigo:) Queria sugerir uma coisinha pequena, ultimamente estava tentando buscar uma ferramenta digital que pode apoiar os projetos e atividades que devo de cumprir durante o dia.. Encontrei o Kanban https://kanbantool.com/pt/ – confesso que estou muito contente e ferramenta esta à altura das expectativas. O que Voce acha de Kanban? Queria saber a sua opinião. Obrigada!
Primavera Management P6 sa Oracle