Como é comum da nossa parte, todos os anos lançamos um TOP 10 dos melhores editores de texto, que também podem ser usados como editores de código de programação.
Apesar de este ano não existirem assim muitas novidades comparativamente ao TOP de 2017, há algumas novidades que incluímos neste novo TOP referente a 2018.
Hoje em dia qualquer editor de texto oferece um vasto conjunto de funcionalidades. Este tipo de ferramenta pode ser usada nas mais diversas tarefas que vão desde a programação, registo de texto simples, ajuda na configuração de serviços, listagem de ações, etc…mas é verdade que existem uns melhores que outros.
#1 Visual Studio Code
Ao contrário da plataforma Visual Studio, o Visual Studio Code é simplesmente um editor de texto que oferece um conjunto vasto de funcionalidades.
Este editor é multi-plataforma, gratuito e é direccionado para programadores que procuram um simples IDE, leve mas ao mesmo tempo completo.
#2 – Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital.
Este editor é bastante leve e reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras).
#3 – Atom
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece.
Este editor permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
#4 – Komodo Edit
O Komodo Edit é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e simplicidade de operação.
Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
#5 – Sublime Text
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
Uma das características mais fantásticas deste editor é a função “multi-caret editing” que permite escrever a mesma coisa em diversos sítios
#6 – Brackets
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
#7 – UltraEdit
Tal como o Sublime Text, o UltraEdit é também um editor muito completo em termos de funcionalidades. Este editor pode ser facilmente personalizado e até podemos configurar ligações FTP, SSH, Telnet para trabalhar em código que está do lado do servidor.
#8 – Light Table
Light Table é considerado um editor de texto altamente moderno e inovador. Este editor pode ser facilmente personalizado, podemos embeber gráficos e ver em tempo real o resultado de um determinado código. Vale a pena experimentar.
#9 – BlueFish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Com muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais que tivessem como sistema operativo o Linux.
#10 – Emacs
O GNU Emacs é um editor de texto extremamente extensível e personalizável. É considerado o “canivete suiço” de escritores, programadores e analistas. Foi desenvolvido originalmente em 1976 no MIT pelo activista do software livre Richard Stallman. A versão actual, o GNU Emacs, foi escrita em 1984 e ainda continua a ser ativamente desenvolvida.
O Emacs é muita das vezes designado de “um sistema dentro de outro sistema”.
No segmento dos editores de texto existem várias opções disponíveis e fiáveis. Estes são dez dos mais populares e também dos mais funcionais para quem trabalha com código.