Pplware

PrivaZer, privacidade e manutenção na ordem do dia

A segurança e manutenção da nossa privacidade são como o sal nas batatas: nunca é demais. Por isso uma das minhas principais motivações de pesquisa de software para Windows é a procura de ferramentas do género, pelo que gostaria de apresentar o PrivaZer. Esta aplicação é surpreendentemente poderosa e promete revelar muitos traços de actividades deixadas no nosso PC, antes de ajudar a limpa-las bem como ainda fazer ganhar algum espaço em disco. Vamos conhecer melhor?

A ferramenta começa, na minha opinião, com o pé direito, pois quando corremos o executável somos indagados se queremos instalar o Privazer, correr a aplicação sem a instalar ou até mesmo gerar um ficheiro portátil para poder correr em qualquer lugar – oxalá todos fossem assim:

 

No meu caso, e como pretendia escrever este artigo, optei por correr a versão sem instalação do PrivaZer. Logo após concordar com os termos e condições do programa, somos indagados para receber ou não ajuda no prosseguimento do programa. Para os utilizadores que não se sintam tão à vontade o ideal será mesmo aceitar essa ajuda, para os restantes bastante dizer que não pretendem receber ajuda.

 

O PrivaZer pode ser utilizado em vários dispositivos e através de vários métodos de análise e limpeza:

  1. Actividades da Internet;
  2. Arquivos antigos;
  3. Uso do Software;
  4. No Registo;
  5. Histórico do USB;
  • Excluir sem deixar vestígios;
  • Esvaziar a Reciclagem sem deixar vestígios;
  • Agendar;
  • Restaurar.

 

Contudo, apesar de podermos escolher diferentes «tratamentos» ao nosso PC o PrivaZer destaca-se ainda pelo facto de nos oferecer à escolha o tipo de dispositivo que pretendemos ver analisado e limpo:

  • Computador;
  • 2ª drive de armazenamento interno;
  • Drive de armazenamento externo;
  • Pen USB;
  • iPod;
  • Leitor MP3;
  • Cartão de memória SD;
  • Armazenamento de rede, NAS.

 

Para efeitos de teste utilizei a primeira opção: Computador C:, logo após ter criado um ponto de restauro. Já no menu principal, iremos poder assistir ao conjunto de verificações que o PrivaZer efectua de forma intensiva às mais variados cantos do nosso PC. Tudo é minuciosamente esmiuçado para mais tarde, os excessos, serem eliminados.

 

Depois de executar uma pesquisa completa da nossa unidade de sistema (potencialmente um processo demorado, levando bastante tempo – em média 15 minutos dependendo do PC em que estejam a trabalhar), o programa produz um relatório detalhado das áreas que requerem limpeza: tudo é incluido, desde os cookies do navegador, e histórico de mensagens instantâneas, para o MFT espaço no disco, etc, etc.

Há uma enorme quantidade de informação aqui, inclusive com possíveis problemas com o registo do Windows sendo mesmo capaz de executar uma verificação de baixo nível das nossas suas chaves do Registo, com especial incidência nas chaves antigas deixadas por software previamente desinstalado. Ora o PrivaZer vai tentar corrigir todas essas falhas e eliminar os excessos encontrados conforme previamente anunciado. As primeiras limpezas, segundo o próprio programa podem demorar entre 1 e 2 horas, ficando o processo bem mais curto nas limpezas seguintes que se processem com esta ferramenta.

 

Todos os vestígios descobertos podem ser substituídos e escondidos com um só clique, ou então podemos guardar os dados de forma segura e limpa usando várias passagens, utilizando um dos sete algoritmos padrão da indústria.

O PrivaZer pode perfeitamente significar uma lufada de ar fresco face a outras ferramentas do mesmo género. Pessoalmente recomendaria esta aplicação com uma utilização frequente mas moderada na escolha de opções e em especial em casos como o meu que possuo um dom natural para acumular lixo atrás de lixo e que me faz roubar precioso recursos ao meu portátil…mas é o que dá testar tanto software com e sem máquina virtual, seja para o PPLWARE seja para este site.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Privazer 1.2.19 | Via KeroDownload [3.70MB]
Homepage: Goversoft LLC

Exit mobile version