É verdade que a última versão do Firefox, o Firefox Quantum, está simplesmente fantástica, especialmente ao nível do desempenho. No entanto existem vários projetos, baseados no Firefox, que apesar de não serem tão completos, chegam na perfeição para aquilo que precisamos de um browser.
Hoje a nossa sugestão vai para o browser Pale Moon que já muitas vezes foi sugerido pelos nossos leitores. Vamos saber o que tem de especial.
O Pale Moon é um projeto Open Source, que faz uso do motor de renderização Goanna que é um fork do Mozilla Gecko. Esta browser teve como base o Firefox mas é bastante mais minimalista mas também mais rápido.
A filosofia de trabalho dos responsáveis do Pale Moon é tentar obter um equilíbrio entre recursos e desempenho. Para tal, alguns recursos do Firefox foram simplesmente eliminados.
Características deste browser:
- Recursos especificamente otimizados para os processadores atuais.
- Suporte para Scalable Vector Graphics (SVG) e Canvas, ambos baseados em tipos de gráficos vetoriais;
- Suporte para extensões e temas do Firefox;
- Suporte para Personas;
- Suporte CSS para download de fontes (incluindo WOFF);
- Suporte para HTML5 e suporte avançado para DOM;
- Saber mais aqui.
Se é um utilizador sem necessidade de extensões (apesar deste browser as suportar), plugins ou mesmo scripts para determinados serviços online, então este é um excelente browser. Além de consumir menos recursos é mais rápido a carregar e apresentar as páginas comparativamente a outros browsers. De acordo com os responsáveis pelo projeto, este browser é também bastante seguro.
Experimentem! O Pale Moon está disponível para Windows, Linux e tem também uma versão portable.