Os computadores são ferramentas e, como tal, devem servir os seus utilizadores. Algumas pessoas utilizam-nos para navegar na Internet e responder a e-mails, outras utilizam as suas máquinas para programar e ainda existem outras pessoas que fazem edição de vídeo.
Independentemente daquilo que faz, um dos componentes mais importantes do seu computador é o processador e, como tal, talvez seja uma boa ideia observar o seu comportamento. Neste artigo, vimos dar-lhe a conhecer uma ferramenta chamada Intel(R) Power Gadget que revela todos os segredos do seu processador.
Uma ferramenta muito útil…
Se é como eu e gosta de estar atento ao comportamento do seu computador, então vai adorar esta ferramenta. Trata-se de uma simples aplicação desenvolvida pela Intel, bem desenhada e onde é fácil ler a informação recolhida.
A Intel(R) Power Gadget mostra-lhe exatamente como é que o seu CPU se anda a comportar: a quantidade de bateria que está a utilizar, a que frequência é que se encontra num dado instante ou até a sua temperatura.
De uma perspetiva de quem gosta de computadores e se interessa por tudo o que os envolve, penso que é bastante interessante ter uma ferramenta destas instalada no meu computador. Pessoalmente, tenho a aplicação Intel(R) Power Gadget sempre minimizada e quando me lembro ou sei que coloquei o meu computador numa situação de maior stress para o processador, gosto de observar os seus picos e de que forma é que depois recupera.
Esta aplicação está disponível para macOS, Windows e Linux e é bastante simples de instalar.
Observe várias situações
O meu computador é utilizado para escrever artigos para o Pplware, programar (tenho andado a estudar desenvolvimento de aplicações para iOS), ver vídeos no Youtube e navegar na Internet.
Assim, fica aqui uma pequena galeria de imagens onde pode ver em ação esta ferramenta da Intel nas várias situações mencionadas. O meu computador tem um processador Intel de 5ª geração a 1.6 GHz. Apesar de não ser um processador de última geração é capaz de lidar com todo o tipo de situações que para mim são importantes.
Já tinha ouvido falar desta ferramenta ou utiliza no seu dia-a-dia? Diga-nos nos comentários.