Pplware

A morte do OpenOffice pode estar para breve

O popular OpenOffice foi uma das primeiras alternativas ao poderoso Microsoft Office.  Este projecto conseguiu alcançar o sucesso à escala mundial mas, de acordo com informações recentes, está a perder força por falta de programadores e poderá mesmo acabar em breve.

Será que é este o caminho de muitos outros projectos open source?

O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.

Em 2000 a Sun foi adquirida pela Oracle e muitos programadores avançaram com o projecto LibreOffice, que é baseado no OpenOffice. O LibreOffice é um software de produtividade Open Source, ao estilo do Microsoft Office, que advém do código fonte do OpenOffice.  Em 2015 o LibreOffice ultrapassou os 100 milhões de utilizadores.

Agora, 16 anos depois, circulam informações de que o OpenOffice pode mesmo acabar, isto porque continua a perder muitos programadores para o projecto LibreOffice.

Esta plataforma de produtividade já não recebe uma actualização desde Outubro de 2015 e os líderes do projecto alertam inclusive para a possibilidade de vulnerabilidades. Tendo em conta a falta de actualizações e programadores, este projecto parece estar mesmo num buraco sem saída e com fim à vista.

Com o cada vez mais completo LibreOffice, terá o OpenOffice espaço para sobreviver?
Exit mobile version