Pplware

Cuidado, mais de metade dos PCs do mundo está a usar software desatualizado

É inconcebível existir um sistema operativo sem que exista software adicional associadas. Dependemos dele para ter funcionalidades adicionais e para ter mais opções para realizar algumas tarefas.

Claro que necessitamos de o manter atualizado e sempre com as novas versões. É precisamente isto que não acontece na maioria dos casos. Uma nova avaliação mostra isso mesmo, com mais de metade dos PCs do mundo está a usar software desatualizado.


Uma das menos óbvias formas de ataque aos computadores é através de software desatualizado. As vulnerabilidade existem e tendem a não ser corrigidas, criando assim um ponto de entrada. É por isso importante manter as aplicações atualizadas.

Mais de metade dos PCs têm software desatualizado

O relatório PC Trends Report, feito pela Avast, revelou agora mais de metade (55%) dos computadores em utilização têm software desatualizado. Este é um número elevado e que revela que muitos PCs estão expostos a problemas.

As principais aplicações que foram descobertas neste caso são primeiramente o Adobe Shockwave (96%), o VLC Media Player (94%) e o Skype (94%). A lista continua depois com aplicações importantes bem como de utilização muito frequente.

Da lista presente, a maioria pode e deve ser atualizada sempre que possível. No entanto, algum deste software pode perfeitamente ser removido e deixar de ser usado. Casos como o Adobe Shockwave ou o Java.

Sistemas operativos também sofrem deste problema grave

O relatório da Avast mostrou também que 40% dos PCs correm o Windows 10 e que 1 em cada 10 (9%) destes equipamentos têm uma versão desatualizada. Outra versão no mesmo patamar é o Windows 7, onde um em cada 6 (15%) está com uma versão desatualizada. Esta avaliação foi obtida pela recolha de dados anonimizados de 163 milhões de dispositivos.

Todos estes números são preocupantes e mostram que existem problemas de segurança presentes em todo o lado. A falta de atenção dos utilizadores leva a que estes casos aconteçam, aparentemente com maior frequência do que seria esperado.

|Fonte

Exit mobile version