Pplware

Melhor Software Open Source em 2017 por categoria

O ano de 2017 está quase a acabar mas antes é preciso ficar a saber quais as melhores aplicações do mundo open source da atualidade. No mercado existem, felizmente, muitas aplicações interessantes e hoje reunimos aquelas que consideramos das melhores nas mais diversas categorias.

Conheçam um dos melhores editores de fotografia, de vídeo, de áudio, uma das melhores plataformas de produtividade open source, entre outros.


Software de Produtividade

LibreOffice

O Libreoffice é uma plataforma de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta plataforma tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio sendo uma boa concorrente da plataforma Office da Microsoft.

LibreOffice Online – Cada vez mais a Cloud é um trunfo para muitos serviços uma vez que conseguem atrair e trazer inúmeras vantagens para os utilizadores. Tal como a Google e a Microsoft, a Document Foundation também já disponibiliza a sua plataforma nesse formato. Aceda aqui.


Editor de fotografia

GIMP

Se precisa de um editor de imagem capaz, completo e gratuito, então tem de conhecer o GIMP. Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source e considerados por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).


Editor de Vídeo

Shotcut

Para quem procura um interessante editor de vídeo gratuito então o Shotcut é uma boa sugestão. Esta ferramenta Open Source oferece uma interface bastante intuitiva assim como várias funcionalidades que permitem manipular conteúdos de vídeo (e também de áudio).

O Shotcut tem suporte para vários formatos, incluindo resoluções 4K. Destaque ainda para o facto de ser possível a reprodução de conteúdos via rede, através dos protocolos HTTP, HLS, RTMP, RTSP, MMS, UDP, etc.


Editor de Áudio

Audacity

Todos nós temos conteúdos áudio nos nossos computadores. A grande parte dos sistemas operativos disponibiliza nativamente ferramentas para reprodução desse tipo de conteúdos mas, há outras ferramentas que permitem fazem quase tudo ao nível do áudio. Uma dessas ferramentas é o Audacity, uma ferramenta gratuita e disponível para a grande parte dos sistemas operativos.

O Audacity é uma ferramenta usada por muitos podcasters, músicos, etc. Com esta ferramenta é possível fazer diversos refinamentos ao nível do áudio, como por exemplo remover ruído, remover vozes do áudio, aplicar efeitos, etc.


Web Browser

Mozilla Firefox

A Mozilla tem, ao longo dos últimos meses, trabalhado na otimização e melhoria do seu browser. A concorrência é feroz e tem sabido manter-se à sua frente. No entanto, a Mozilla lançou recentemente o Firefox versão 57 e os utilizadores têm ficado fãs. Se abandonou o Mozilla Firefox, experimentem o Firefox Quantum que está simplesmente fantástico.


Cliente de e-mail

Mozilla Thunderbird

O Thunderbird é uma aplicação de e-mail gratuita que é simples de configurar e de personalizar – e está carregada com funcionalidades fantásticas! Com o Thunderbird pode configurar múltiplas contas e receber todo o e-mail num único local, tem suporte para separadores, aviso de anexos, possuiu um assistente de configuração de contas de e-mail, possui vários mecanismos de segurança, etc.

Este cliente de e-mail é bastante leve e, ao contrário de outros clientes do tipo, possui uma interface bastante organizada e limpa.


Player

VLC

O popular VLC é daqueles players que tem suporte para quase todos os formatos. Apesar de estar normalmente associado à reprodução de vídeo, a verdade é que o VLC é também um fantástico player de áudio. Ouvir música no VLC é tão simples como arrastar os ficheiros de música para cima da interface do player!

Destaque ainda para o facto de ter suporte para a reprodução de áudio via streaming, como rádios online, etc.

E são estas as nossas sugestões para quem procura as melhores aplicações Open Source nas mais diversas categorias. Se tiverem outras sugestões deixem nos comentários.

Exit mobile version