Temos falado ao longo destes anos em muitas soluções de acesso remoto. Recentemente apostámos em soluções novas, com uma filosofia diferente em apoio remoto, falamos frequentemente no Ultra VNC, Team Viewer e no CrossLoop. Em 2007 já apontávamos o LogMeIn como uma das melhores soluções de acesso remoto. Na verdade, hoje está numa posição de destaque.
Cenário:
Vou de férias e deixo em casa o meu servidor ligado. Tenho na empresa várias máquinas que devo ter acesso em caso de SOS. Há depois vários amigos e clientes que “desesperados”, precisam de assistência remota às máquinas. Como o fazer?
Simplesmente podemos usar o LogMeIn. Vamos a www.logmein.com e registamos uma conta free.
Depois de colocados os dados (atenção à password que tem de ter no mínimo 8 caracteres), está na hora de adicionar as máquinas às quais pretendemos aceder remotamente. Começamos por adicionar a máquina na qual estamos a fazer o registo (caso pretenda). Para isso, clique em Adicionar Computador.
Deverá instalar o software necessário para adicionar a máquina a uma lista de computadores capazes de serem geridos remotamente. Este software necessitará obrigatoriamente de suporte Java, caso não o tenha veja aqui.
Dentro da sua conta, o utilizador poderá adicionar vários computadores que, depois de instalarem a aplicação, podem figurar na sua conta (para isso fazer login na sua conta).
Como existe a possibilidade de termos muitas máquinas (basta ter muitos amigos com Windows e Mac), é útil a criação de grupos de máquinas remotas. Para o efeito criei dois grupos e colocarei num grupo as máquinas da empresa e no outro as minhas máquinas.
Depois do software estar instalado em cada máquina e de estarem activos (ver na barra de tarefas a situação do software) podemos, com um simples clique, controlar a máquina sob nossa alçada.
O serviço de acesso remoto tem muito boa aparência. O menu lateral que permite diversas tarefas e o menu de topo que auxilia nas acções de visualização, são exemplos claros desse aspecto cuidado.
A versão gratuita permite já uma liberdade e uma interoperabilidade alargada com a máquina remota, no entanto, considerando as opções pagas, torna-se ainda mais rico.
Com esta ferramenta, que podemos integrar no nosso site como ferramenta de auxílio “público”, criamos um parque informático totalmente controlado. Podemos mesmo, em casos sensíveis, criar alertas para hardware e software. Esta opção é normalmente utilizada por administradores de redes.
Trata-se da versão IT Reach, que permite a recolha de dados de inventário para os computadores nesta conta. Este recurso de recolha de dados de hardware, sistema e software inclui mesmo as teclas de instalação. O inventário apresenta um snapshot do hardware, software e sistema do computador especificado. Com esta opção, o utilizador pode seleccionar uma data específica, comparar dados entre duas datas ou exibir dados de inventário relativos a um intervalo de tempo.
Mas há mais, muito mais nas muitas versões pagas que esta ferramenta disponibiliza. É uma excelente opção para profissionais que têm a seu cargo parques informáticos e clientes distantes. Além disso, o valor pago pelas licenças, são mais económicos que o combustível e o tempo perdido nas deslocações.
Para o utilizador convencional, ir de férias pode significar poder ter acesso a determinadas máquinas, como se estivesse frente a elas… mas claro, não exagere, porque está de férias.
Saiba mais sobre esta ferramenta que corre todos os processos sobre HTTPS; a segurança é uma qualidade neste serviço e poderá comprová-lo quando lidar com esta ferramenta na sua intimidade.
São tantas as opções que não seria possível explicá-las de forma sintética e mesmo assim, cativar a sua atenção.
NOTA: Se o seu Firefox se queixar por entrar numa página potencialmente duvidosa, quando tentar aceder à máquina remota, não se assuste, adicione a excepção às ligações, descarregue o certificado e nunca mais receberá este aviso. Trata-se apenas de excesso de zelo por parte do seu browser (faz parte).