Crie uma PEN USB com Ubuntu, Fedora, Debian, Damn Small Linux, Puppy Linux e muitos mais.
Uma das perguntas que me fazem como frequência é qual a melhor forma para se iniciarem no mundo Linux. Para tal pergunta, a minha responda vai sempre no sentido de colocarem o Linux numa PEN e assim experimentarem quando quiserem sem correr riscos de apagar partições e afins. Então e como meter um Linux dentro de uma PenUSB de forma muito simples? Apresento-vos o Lili USB Creator.
Lili USB Creator é uma aplicação gratuita para Windows que permite facilmente criar uma PEN USB bootable com um sistema operativo Linux.
Não necessita de instalação, sendo uma óptima opção para quem pretende testar distribuições Linux sem a necessidade de “queimar” CDs/DVDs.
Características:
- Criar Live USB das várias distribuições
- Permite guardar informação de forma persistente
- Executar directamente a partir do Windows com uma versão especial do VirtualBox
- Esconder os ficheiros criados durante as sessões do SO
- Novidades desta versão, aqui
Passo 1 – Escolher uma PenDrive
Definir qual o dispositivo que vai “acolher” a versão do Linux
Passo 2 – Escolher ISO/CD ou fazer Download
Após verificação de integridade do ISO e reconhecimento do Sistemas Operativo, podemos passar para o Passo 3- Persistência
Passo 3 – Persistência
Esta opção é útil para quem pretende guardar as alterações realizadas dentro do Linux e outros ficheiros. Definindo um espaço persistente na PenUSB podemos guardar informação ao longo das nossas sessões no Ubuntu.
Passo 4 – Opções
Passo 5 – Criar PenUSB
Confira aqui as versões Linux suportadas. As novidades desta versão encontram-se disponíveis aqui (destaca-se o suporte para o ArchLinux 2010.05, Ubuntu 10.10 “Maverick Meerkat”, entre outros)
Artigos relacionados:
- uSbuntu Live Creator 1.5
- Linux numa PEN através do Windows – 5 passos
- Agora…Linux numa Pen em 2 min
- UNetbootin – Crie o seu LiveUSB!