Pplware

LibreOffice 7.0 com 400 mil downloads numa semana

Efeito ou não da pandemia, a verdade é que o software “alternativo” tem vindo a ficar mais popular. O número de downloads de algumas distribuições Linux cresceram e, recentemente, o LibreOffice 7 anunciou mais de 400 mil downloads em apenas uma semana.

Será que o segmento do software está em mudança?


O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Das várias novidades, destaque para o ODF 1.3. Este “Open Document Format” é o formato que o Office usa para guardar os documentos. Além disso, tem suporte de assinaturas digitais, encriptação OpenPGP com base em XML, melhor suporte na formatação de documentos.

Outra das novidades, cortesia da AMD, é o novo motor gráfico Skia que é usado para a utilização de objetos dentro dos documentos.

De acordo com dados revelados no site oficial da Document Foundation, em apenas uma semana o LibreOffice 7.0 foi descarregado 422 938 vezes.

A fundação esclareceu, no entanto, que a contabilização é apenas da página de download oficial do LibreOffice. Os métodos alternativos disponíveis (não direto) para utilizadores GNU / Linux ficaram de fora, incluindo o PPA oficial para Ubuntu, Flatpak e distribuições de lançamento contínuo que têm o pacote de escritório nos seus repositórios.

A Document Foundation revelou ainda que registou 54,079 impressões no Twitter, 48,874 no YouTube e 113,235 acessos via Press Release.

O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao WordExcel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio.

Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Base que é um estilo de Microsoft Access. Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – ver aqui.

Leia também…

Exit mobile version