Pplware

Google Docs – 5 Alternativas que devia conhecer

Já lá vai o tempo em que, para partilhar um documento, era necessário tê-lo no computador para o enviar por e-mail e as alterações tinham que ser feitas através de um qualquer software instalado no PC.

Tudo isto mudou com a chegada do Google Docs. Hoje em dia, partilhamos e alteramos documentos em tempo real e a partir de várias máquinas ao mesmo tempo, tudo online. Com esta plataforma muitos são os que já prescindem de software de edição de texto, folhas de cálculo, apresentações etc… Mas será o Google Docs a única e boa opção? Hoje damos-lhe a conhecer algumas alternativas.

 

1. Microsoft Office Online

A Microsoft não poderia ficar de fora desta corrida e para fazer frente à Google, também disponibiliza a sua suite online de forma gratuita, o Microsoft Office Online. Assim, com uma conta Microsoft é possível ter acesso aos mais conhecidos programas da suite, como o Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook.

Muitos já são os utilizadores que abdicaram do Microsoft Office 2016, já que tudo o que precisam está na oferta online… as diferenças, embora existam, não comprometem o trabalho da maioria dos utilizadores.

Esta versão, contudo, não preenche algumas necessidades importantes, o número de templates disponível é muito limitado e o utilizador pode usar os estilos integrados, mas não pode criar um personalizado. Ao longo da utilização desta versão vai poder perceber que existem algumas ferramentas incompletas mas, por razões óbvias, era impossível a Microsoft “dar tudo”.

Microsoft Office Online

 

2. Zoho Office

Esta suite tem muita qualidade e permite uma administração do serviço de e-mail como a Google em tempos ofereceu. Além do serviço de e-mail, o utilizador pode contar com um editor de texto e um conjunto enorme de programas de gestão empresarial. Estas opções permitem ao utilizador manter o contacto, em tempo real, com clientes e colaboradores, acompanhar os seus negócios e vendas bem como orientá-los no sentido de expandir o seu negócio de forma estruturada.

Começando pelo principal, o editor de texto em si é muito bem conseguido. Com um design limpo e sem distracções desnecessárias, o segredo está na barra de opções que se encontra “escondida” e que só aparece quando necessária, o que permite ao utilizador concentrar-se apenas nas tarefas a realizar e que, numa outra fase, poderá se preocupar com a formatação do texto ou com as opções de partilha e edição online, por exemplo.

Zoho Office

 

3. Etherpad

Esta plataforma prima pela componente da colaboração com a vantagem de não ser necessária nenhuma conta de utilizador, nem uma instalação demorada. Apenas é necessária a selecção de uma das instâncias públicas que correm no Etherpad Lite, que oferecem ligações cifradas e seguras. Uma vez ligado, basta partilhar o link ou enviar os convites através do e-mail.

Esta plataforma tem a particularidade de se assemelhar a um editor de texto mais específico para programadores, o que nos leva a pensar que possa ser mais dedicado a este tipo de utilizadores. O Etherpad possui um chat numa barra “escondida” no lado esquerdo. Um ponto muito positivo é a funcionalidade que destaca e indica ao utilizador determinada alteração efectuada, havendo assim um maior controlo nas tarefas realizadas em equipa.

Como já foi dito, o Etherpad foi talhado para programar e, desta forma, mesmo não tendo grandes ferramentas de edição de texto, traz as necessárias para textos simples e rápidos. Num resumo breve, diríamos que os pontos de destaque são a componente de cooperação, a simplicidade de utilização e a facilidade de partilha.

Etherpad

 

4. Dropbox Paper

Provavelmente nem sabia desta funcionalidade que a Dropbox oferece, mas a verdade é que o serviço não se resume à partilha documentos. Também os pode criar. Se já tem uma conta Dropbox, então está a um passo de poder experimentar esta funcionalidade. A simplicidade é o ponto forte desta suite, e tornar tudo mais fácil é o objectivo da empresa.

Adicionar e personalizar/organizar as fotografias é extremamente acessível, principalmente, se estiverem alojadas na plataforma. O que o Dropbox Paper tem de diferente é a característica de poder incorporar, de forma extremamente simples, conteúdo do YouTube, Vimeo, Spotify, SoundCloud, Facebook, Twitter e, curiosamente, do Google Docs.

O que é importante nesta plataforma é aquilo que o Dropbox sabe fazer de melhor, partilhar. Assim, como já estamos habituados, partilhar é tão simples como é na aplicação, basta o clique no botão do costume e partilhar com quem pretende. Mesmo que a pessoa em causa não tenha nenhuma pasta sincronizada com o utilizador, esta poderá ser convidada e será notificada por e-mail, tendo assim acesso ao documento.

Dropbox Paper

 

5. Nuclino

Por último, o concorrente mais forte a nível de design. Este mostra ser o editor com a melhor interface de entre todas as outras opções, oferecendo uma experiência única de utilização em todas as áreas. Não estamos a dizer que se trata da melhor e que é o maior concorrente ao Google Docs, mas sim algo que deve experimentar se o que procura é a gestão de projectos e de equipas como ponto fulcral.

O Nuclino parece ser o mais equilibrado de todos os serviços, reunindo um pouco de todos os aspectos positivos das aplicações e/ou plataformas que já falamos. É fácil editar, tem um design limpo, é versátil, boas opções de partilha e fácil integração com conteúdo como o Youtube, o Vimeo e o Soundcloud como a Dropbox também oferecia.

Contudo, as funcionalidades de edição de texto não são as mais diversificadas e a falta da opção de folha de cálculo pode vir a mostra-se uma falha difícil de esquecer. Ainda assim, se nenhum dos seus projectos e/ou equipa depender destas condições, o Nuclino pode ser uma boa opção.

Nuclino

 

Resumindo…

Actualmente, para uma grande parte dos utilizadores, este tipo de serviços online chega perfeitamente para colmatar as suas necessidades. Para quê instalar um software se não vai tirar proveito?

A questão é fácil de responder com estas soluções. Quer o Google Docs, quer os outros que sugerimos, são úteis para editar texto, editar folhas de cálculo, fazer apresentações e muito mais, sem ter de gastar um cêntimo ou ter software extra instalado no seu computador.

Exit mobile version