Pplware

Freeplane, ferramenta para um bom brainstorm

Criar estratégia através de um bom plano requer um excelente entendimento do problema base em si. Para alcançar sucesso em qualquer ponto da nossa vida devemos seguir pontos de organização em que nos podemos ajudar a nós mesmos a compreender um ou vários problemas que nos conduzam à conclusão de uma uma tarefa ou resolução de um problema.

O Freeplane é uma excelente ferramenta que nos vai ajudar nessa organização. Basta começar com a questão central a debater e de seguida juntar todas as ideias periféricas para rapidamente gerar uma estrutura que nos pode ajudar a entender melhor qualquer questão ou a desenvolver uma ideia.

Ora aparentemente de tudo o que se falou até agora, dizem os nossos leitores, pode ser feito em papel. Certo, é inegável. Mas o Freeplane oferece muito mais espaço de manobra.

O programa em si, uma versão do conhecido FreeMind, pode ser utilizador para a construção de mapas mentais regulares, estáticos. Apesar de parecer algo complicado de início e num primeiro impacto, para quem nunca trabalhou com este tipo de programa, a verdade é que com o tempo verificamos que trabalhar com o mesmo é simples.

Basta começar com um mapa em branco e adicionando «nós», ao premir a tecla INS. Esses nós, por sua vez, podem ser personalizados com imagens, texto ou ícones. Podemos acrescentar quantos nós desejarmos e proceder à organização dos mesmos como bem entendermos.

FreePlane apresenta várias abordagens aos problemas que vamos colocando para nos organizar.

Uma delas passa pelo estilo que permite ao programa de forma automática dar-lhe a sua aparência preferencial de acordo com o nível hierárquico no mapa, bem como o conteúdo.

É possível esconder informações dentro de um nó, apresentá-lo sob pedido ou automaticamente, organizá-lo em ramos de desdobramento e usar links em todos os sítios para assim ajudar outros utilizadores a navegar.

Ao nível complementar, o Freeplane traz consigo ferramentas de calendário e lembretes que nos ajudam a gerir as listas de tarefas simples para projectos inteiros.

Uma das grandes mais-valias é o facto de que assim que tudo estiver terminado, o mapa pode ser partilhado como uma imagem, uma página HTML, através de Flash e muito mais.

Destaque especial para o sistema de ajuda do Freeplane que está construída sob o próprio sistema organizacional do programa.

O ponto negativo vai mesmo para a interacção com o utilizador, nada fácil de início mas também nada que não se aprenda com pouco esforço.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8 | Mac OS X > | Linux
Download: Freeplane 1.2.23 WIN | MAC | Linux
Homepage: Freeplane

Exit mobile version