Pplware

Experimente: Janela única no GIMP!

Em Setembro deste ano, o Pplware trouxe-lhe o anúncio de que a tão esperada interface de janela única para o The GIMP estava finalmente prevista para a versão 2.8. A forma como as janelas e ferramentas se espalham actualmente pelo ambiente de trabalho, ocupando muito espaço e criando uma certa desorganização, tem afastado muitos utilizadores desta ferramenta. Se é utilizador Linux e quer já tirar partido da novidade no mais avançado editor de imagem open-source, siga os passos deste artigo.

Uma vez que esta funcionalidade está ainda em desenvolvimento, será necessário actualizar a sua versão do The GIMP, que provavelmente será a disponível nos repositórios oficiais da sua distribuição Linux, por outra, compilada recentemente a partir do Git.

Felizmente, já há quem tenha feito todo o trabalho difícil por si, bastando que adicione um repositório PPA à sua distribuição Linux. Para o fazer, no Ubuntu Karmic Koala, digite o seguinte no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn

Caso esteja a utilizar uma versão mais antiga do Ubuntu, relembre neste screencast da Ana Narciso, como adicionar repositórios à sua distribuição. Em seguida, actualize a aplicação e suas dependências:

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Posto isto, execute o The GIMP e, para além de outras pequenas alterações, surgirá no menu Windows uma opção para activar o modo de janela única.

Lembre-se que está a utilizar uma build em desenvolvimento e potencialmente instável. Caso utilize habitualmente o The GIMP para trabalhos mais profissionais ou importantes, o melhor será continuar pela versão estável mais recente. Ainda assim, verá que se torna muito mais produtiva e confortável a edição de gráficos nesta nova interface. 😉

Exit mobile version