Pplware

Ditto – um dos melhores gestores de área de transferência para Windows

Copiar, cortar e colar são das tarefas mais repetidas para quem está a trabalhar ao PC. Muitas vezes são copiadas coisas que se vão querer colar mais que uma vez no meio de outras e não há nada melhor que um gestor da área de transferência.

O Ditto apresenta-se como uma solução bastante completa nesta área.


Ctrl + C e Ctrl + V são talvez dos atalhos de teclado mais utilizados no computador. Sempre que se quer copiar e colar, lá estão eles, instintivamente a serem utilizados. Mas quantas vezes é preciso copiar a mesma coisa mais que uma vez? Quantas vezes é necessário andar de janela em janela a copiar e a colar um elemento de cada vez?

Este processo é aborrecido, é moroso e, o essencial, tem soluções. São vários os gestores de área de transferência que existem disponíveis e que permitem copiar vários elementos em simultâneo e usar essas cópias as vezes que forem necessárias, seja texto ou imagem.

Ditto – a solução

Um dos programas que utilizo há muitos anos e que me tem facilitado muito na hora de produzir conteúdo é o Ditto. Aliás, é sempre um dos primeiros a ser instalado em qualquer PC que me passe pelas mãos, dada a dependência produtiva que já tenho dele.

Trata-se de um gestor de área de transferência que dá acesso às várias cópias que se vão fazendo para colar posteriormente. Permite ainda criar vários atalhos de conteúdos utilizados com frequência.

Depois de instalado, nas opções é possível definir uma série de parâmetros, nomeadamente, o número de cópias que podem ficar gravadas no programa e ao fim de quantos dias deverão ser (ou não) apagadas.

Teclas de atalho

Outro parâmetro importante a definir são os atalhos de acesso ao Ditto para efetuar as suas cópias e colagens através do teclado. À partida, o Ctrl + C, Ctrl + V e Ctrl + X, serão atalhos onde não vai querer mexer, para continua a copiar, colar e cortar, da mesma forma que sempre utilizou, mas caso o queira fazer, a opção de alteração existe em “Copy Buffers”. Nesta área podem mesmo ser definidas 3 formas distintas para o fazer.

Para ativar o Ditto e ter assim acesso a todas as suas cópias então, sim, será necessário definir um novo atalho. A escolha deste atalho de teclado terá que ter em consideração todos os outros que utiliza com frequência. Por exemplo, o Ctrl + A não será uma boa escolha.

Uma sugestão passa pela combinação das teclas Ctrl + <, ou Ctrl + Shift + <. São todas teclas que à partida estão juntas no teclado, são de fácil acesso e não terão outros atalhos associados.

Existem inúmeras outras opções a serem exploradas, nomeadamente a criação de atalhos para elementos que são utilizados com frequência.

Copiar e colar

Para utilizar o Ditto, será então apenas necessário Copiar e Colar, e sempre que for necessário utilizar conteúdo que foi copiado anteriormente, basta aceder à combinação de teclas que dá acesso ao Ditto, anteriormente definida, e selecionar a cópia pretendida. Para encontrar essa cópia, existe uma caixa de pesquisa onde basta escrever umas letras que surjam no elemento e selecionar a pretendida. Pode ainda colocar texto sem formatação, utilizando a combinação predefinida Ctrl + Shift + V.

Além desta questão, o Ditto ainda permite colar vários elementos em simultâneo e tem também um comportamento muito positivo com elementos multimédia, como fotografias e vídeo.

O Ditto é gratuito e tem disponível também disponível uma versão portable.

Ditto


Exit mobile version