Hoje estava eu a instalar coisas na minha máquina virtual, quando ocorreu um erro de falta de espaço. Como não queria perder os dados da máquina virtual, decidi aumentar o espaço em disco, carreguei na famosa tecla F1 e procurei entre várias coisas até me lembrar do clone, foi então que me apareceu o comando “vboxmanage”.
O programa vboxmanage tem várias funcionalidades, entre as quais permite a criação e duplicação de discos virtuais.
Para se efectuar a duplicação do disco é necessário efectuar os seguintes passos:
1. Criar um disco novo com o nome DN.vdi, com o assistente do VirtualBox, com o tamanho desejado.
A máquina virtual ficará com dois discos virtuais: DA.vdi e DN.vdi, disco antigo e disco novo, respectivamente. Nota: Para nomes de discos virtuais com espaços, é necessário utilizar aspas, ex: “Nome do disco.vdi”
2. Abrir uma linha de comandos 3. Ir até a pasta de instalação do VirtualBox normalmente com o caminho “C:\Programas\Sun\VirtualBox” 4. Escrever na linha de comandos a expressão: vboxmanage clonehd DA.vdi DN.vdi – -existing
Esta expressão invoca o gestor de máquinas virtuais, clonando o disco DA.vdi para o disco DN.vdi dando a indicação que este último já existe, evitando assim o erro “VERR_ALREADY_EXISTS”
Nota: Para discos virtuais criados pela VMware o comando é: vmware-vdiskmanager -x [CAP]GB “DA.vmdk”, sendo o campo [CAP] o número do novo tamanho do disco.
5. Após concluída a duplicação do disco, é necessário apagar o disco DA.vdi e colocar o disco DN.vdi como “Primary Master”
6. Agora é necessário alterar a partição do disco virtual de maneira a abranger todo o espaço disponível em disco, para tal usei o Gparted versão Live.