Pplware

Como libertar (muito) espaço no seu disco

Já reparou que a instalação do Windows ocupa mais espaço com o passar do tempo? Porque será?

A resposta óbvia são as actualizações e/ou correcções periódicas que a Microsoft instala nos nossos PCs, mas nada justifica o tamanho exorbitante da pasta que aloja os instaladores e que pode chegar às dezenas de gigabytes!

Neste artigo apresentamos uma forma rápida e simples de libertar muito espaço no Windows e que vai muito mais além daquela que o Windows traz consigo, prometendo apagar apenas aquilo que realmente não faz falta. Eu consegui ganhar mais 14GB, e vocês?

Notei a aparente falta de espaço quando a minha a partição do Windows, com 80GB, estava praticamente completa. Com a ajuda de ferramentas como o SpaceSniffer ou mesmo o CCleaner, consegui perceber que uma das pastas que mais ocupava espaço no meu disco era aquela que aloja os instaladores de todos os programas que foram alguma vez instalados.

 

Este procedimento apaga ficheiros do Windows Installer pertencentes a programas que já não estão instalados no Windows no tempo presente. Se pretender, no futuro, executar o Restauro do Sistema para um ponto no passado em que certos programas ainda constavam no sistema, então executar este processo não é a resposta. Se este facto for indiferente, não haverá problema. O PPLWARE.com não se responsabiliza por qualquer acontecimento ou dano na sua instalação Windows.

Localizar o problema

A malfadada pasta localizada em C:\Windows\Installer ocupava mais de 20GB! Como é possível, pergunta. Tudo indica que esta pasta guarda todos os instaladores alguma vez corridos durante a instalação de todos os programas que já passaram pelo PC. Ou seja, quanto mais velha for a instalação do Windows e mais programas tiverem sido instalados, maior será esta pasta.

Desengane-se se pensa que quando um programa é desinstalado, o instalador é também removido. Nem mesmo a ferramenta oficial Windows Installer Cleanup Utility, incluída na Limpeza do Disco, consegue apagar tudo o que devia. Aquilo que pode ser facilmente eliminado resume-se aos instaladores de programas que já nem existem na máquina mas que pura e simplesmente não foram limpos durante a Limpeza do Disco.

 

Como apagar o lixo?

É aqui que entra o Windows Installer UnUsed Files Cleanup Tool, ou WICleanup para os amigos. Esta ferramenta simples opera em 2 passos muito simples: primeiro pesquisa o disco em busca de instaladores órfãos (cujo programa já nem existe na máquina); por último, é possível seleccionar todos os instaladores obsoletos e simplesmente removê-los.

O único senão desta aplicação é o facto de obrigar o utilizador a confirmar a remoção de cada ficheiro obsoleto, sendo necessário seleccionar “Yes” no pop-up acima indicado. Em centenas e centenas de ficheiros obsoletos que esta aplicação identificou, passei 15 minutos a carregar alternada e desenfreadamente nas teclas “seta direita” e “enter” para confirmar todos os ficheiros.

Seguindo a sugestão do nosso leitor Marco, é possível correr um comando que automaticamente remove todos os ficheiros obsoletos sem perguntas, evitando a situaçãoa acima descrita.

WICleanupC.exe -s 

O ganho é incrível: mais de 14GB removidos!

Experimentei alterar a instalação de alguns programas pela opção “Add or remove programs” e não tive qualquer problema. O WICleanup garante que apenas os pacotes obsoletos (não utilizados) são eliminados.

Quanto espaço desnecessariamente ocupado conseguiu libertar?

Exit mobile version