A noticia do momento em Portugal é o lançamento da CloudPT. Com apenas 24 horas de lançamento este serviço de alojamento de ficheiros da PT está a revelar-se um verdadeiro caso de sucesso e a maioria dos utilizadores está agradada com o que este tem para oferecer.
Para além do acesso via browser, a PT disponibiliza já a maioria dos clientes para os sistemas operativos, quer sejam eles móveis ou de desktop. Depois da disponibilização e apresentação da versão para Mac OS, é chegada a vez da apresentação do cliente para Windows.
O cliente para Windows, à semelhança dos restantes, é a forma de termos acesso à CloudPT sem termos de estar a recorrer ao browser. Podem adicionar ficheiros, simplesmente arrastando-os para a pasta da CloudPT e estes são de imediato sincronizados.
Este cliente para Windows é também a forma de os utilizadores conseguirem fazerem o envio de ficheiros superiores a 350MB, limitação que o browser e os clientes móveis têm.
Depois de descarregada e instalada a versão para Windows, o cliente CloudPT requer que definam um nome para a máquina onde está a ser executado.
Ao avançarem com o processo é aberta uma janela do browser definido no sistema onde devem autorizar o cliente.
Depois dessa autorização é mostrada uma mensagem de sucesso e a CloudPT começa de imediato a sincronizar os vossos ficheiros com o disco local, na pasta indicada por omissão.
Podem nessa janela aceder directamente à vossa pasta CloudPT e começar a adicionar os ficheiros que pretendem ter no cloud.
O acesso à pasta e às definições da CloudPT é feita através do ícone que a aplicação tem na área de notificação do Windows. Aí pode aceder a informação sobre o espaço ocupado, à vossa pasta CloudPT ou à interface Web de gestão do serviço.
Podem também parar ou pausar a sincronização de ficheiros e aceder à definições do cliente Windows da CloudPT.
A gestão dos ficheiros no vosso computador é feita da mesma forma que o fazem com outros quaisquer ficheiros. Basta largar os ficheiros dentro da pasta do serviço e eles são automaticamente sincronizados com a CloudPT.
O processo inverso também acontece e todos os ficheiros que forem adicionados à CloudPT por outros clientes ou pela interface Web são de imediato sincronizados com o vosso computador.
As definições que esta versão do cliente tem são em tudo idênticas às que podemos encontrar na versão Mac OS. São 3 separadores em que podemos mudar as configurações.
No primeiro temos as definições gerais, onde podemos indicar que pretendemos que o cliente arranque no inicio do Windows, se queremos ou não a apresentação dos alertas no desktop ou se pretendem a utilização dos ícones de cor ou preto e branco.
No segundo separador podem terminar a associação deste cliente à vossa conta cloudPT. O último separador permite que alterem a pasta de sincronização no vosso Windows.
Com a disponibilização do cliente para Windows a PT fica apenas com obrigação de colocar acessível a versão Linux. Os trabalhos ainda decorrem e dentro de poucos dias é esperada uma versão.
Cada vez mais, e num curto espaço de tempo a PT disponibilizou um serviço de qualidade com a vantagem de apresentar logo no seu lançamento suporte para a maioria dos sistemas operativos, móveis e de desktop. Esta é mais uma das razões do sucesso que a cloudPT está a ter.