Chameleon Folder – Pastas num novo menu de contexto
Já vos apresentámos diversas ferramentas para melhorarem e adicionarem funções aos menus de contexto. Passaram a ter por ai acesso a muitas funções que teriam apenas se navegassem pelo sistema operativo. Mas hoje o que vos propomos é a criação de um novo menu de contexto, que vai permitir que tenham acesso às principais pastas do vosso Windows. Para isso vamos utilizar o Chameleon Folder.
Esta aplicação permite que passem a ter num menu de contexto adicional, invocado com o botão do meio do rato, o acesso directo e rápido às pastas principais do vossos Windows e a todas aquelas que adicionarem.
Podem ainda construir novos menus com as pastas que entendam, conseguido desta forma terem esse novo menu de contexto devidamente arrumado e estruturado.
Outra funcionalidade que o Chameleon Folder tem e que é bastante útil é o acesso às últimas 20 pastas a que acederam e aos últimos 20 ficheiros. Este histórico permite que repitam acesso a pastas ou ficheiros sem terem de andar a navegar pelo menu iniciar ou nas aplicações, que o suportem.
A forma mais recorrente de o Chameleon Folder ser utilizado é no Ambiente de Trabalho, mas como grande ferramenta que é tem uma utilização adicional. Pode ser chamado nas caixas de gravação de ficheiros para indicarem de forma rápida o local onde pretendem gravar de forma rápida.
As configurações desta ferramenta podem-se dividir em duas zonas. A de alimentação do menu e a de parametrização. A primeira é onde vão adicionar as pastas e os menus que pretendem que sejam apresentados. A criação de pastas ou menus é extremamente simples. Basta que indiquem o nome e o caminho para a pasta e se é uma entrada de topo ou se pertence a um menu existente. Têm ainda a possibilidade de criar filtros, para escolherem de forma criteriosa os ficheiros a serem apresentados.
A segunda zona de configuração, dentro do separador Preferences, dá-vos acesso aos parâmetros do Chameleon Folder. Parâmetros como o início no arranque do Windows, o número de itens a serem apresentados no histórico de pastas ou ficheiros, o atalho a ser utilizado para invocar o novo menu ou a forma como este se comporta nas diferentes aplicações são acessíveis nesta área.
Esta é uma excelente ferramenta para quem tem de trabalhar de forma recursiva com pastas e ficheiros. Conseguem com o rato chamar as pastas que mais utilizam e aceder-lhe de forma simples e extremamente rápida.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000/ XP/ 2003/ Vista/ 7
Download: Chameleon Folder 2.0 [986.18KB]
Homepage: Chameleon Managers
Este artigo tem mais de um ano
Olá amigos,
Preciso de fazer um inventário de todos os ficheiros de um disco, mas não encontro nenhum programa que me faça isso de uma vez, isto é a partir da raíz do disco. Experimentei o XYxplorer, mas para conseguir tenho que entrar em cada uma das pastas e listar os ficheiros.
Alguém me pode ajudar e indicar-me o programa certo para conseguir tal tarefa.
Obrigado.
não sei ajuda-te!
Não sei se te entendi muito bem.
Tu pretendes fazer uma lista de tudo o que tens no disco desde a sua raiz?
Se for isso posso te ajudar 🙂
É isso mesmo, a ideia é listar tudo de uma assentada.
Obrigado.
Na linha de comandos… de preferência com permissões de administrador:
dir x:\*.* /ah/b/s>todos.txt
Para separar o caminho (path) de cada ficheiro do seu respectivo nome será precisa alguma imaginação…
exelente.. vou já instalar.. abro mais de 100 pastas por dia, em que 50% é sempre as mesmas…
Muito bom mesmo. Era disto que eu precisava. Até parece que adivinharam as minhas necessidades – está a tornar-se um hábito.
Muito prático, houve a apenas um pequeno problema, ao instalar o AutoCAD deixou de funcionar, desinstalei e voltou a funcionar.