Existem no mercado as mais diversas ferramentas de protecção antivírus e anti-malware. São tantas as opções que o utilizador pode não saber exactamente com que ferramenta contar, qual a melhor, enfim, aquela que o pode realmente ajudar.
Os utilizadores mais meticulosos procuram as comparações entre ferramentas de segurança e, quando o fazem, dão-se conta que o Avira Antivirus Pro aparece sempre na crista da onda, que é como que diz no top dos melhores quando à protecção do PC diz respeito.
O Avira Antivirus Pro é uma solução a ter em conta e vamos saber porquê.
Apesar de as mais recentes versões do Windows trazerem embutidas consigo uma ferramenta de protecção a verdade é que na grande maioria dos casos esta é considerada inútil ou ineficaz, acabando por deixar o utilizador exposto a ameaças e afins. Podemos afirmar que actualmente é mais seguro comprar um software antivírus comercial do que que se contentar com o Windows Defender e outros do género.
As medições do desempenho de um qualquer software de antivírus, especialmente quando toca à facilidade em conseguir ou não bloquear possíveis ataques, passa por vários factores, segundo a nossa perspectiva:
- Quantidade de recursos do sistema consumidos;
- Detecção com precisão das eventuais ameaças;
- Não expor o utilizador a demasiados falsos positivos.
Esta última opção é aqui incluída no sentido em que uma exposição prolongada a falsos positivos pode levar o utilizador a duas situações: stress com a aplicação e eventual desinstalação da mesma ou, em segundo plano e mais grave, o utilizador deixa de prestar atenção e pode facilitar de futuro com alguma ameaça real.
Voltando aos pontos de eficácia deste tipo de protecção podemos afirmar que o uso de recursos adicionais do nosso PC passam a ser secundários, ao nível da importância, se tivermos em conta o desempenho do programa. Nos nossos testes o Avira demonstrou uma performance acima da média no que diz respeito ao consumo de recursos e é por isso que, de acordo com a nossa análise, concorre com os melhores produtos para protecção contra vírus disponíveis.
O AV-Comparatives, um laboratório independente de testes de software cuja reputação na indústria marca pela objectividade e transparência, apresenta relativamente ao mês de Abril de 2015 a eficácia do Avira:
No quadro acima podemos ver também a quantidade de falsos positivos, com o F-Secure e o Trend Micro a apresentarem os valores mais elevados.
Podemos ainda concluir que todo os programas de antivírus, incluindo o Avira conseguiram identificar correctamente todos os ficheiros e websites seguros, sem cometerem qualquer erro. No entanto, nos testes elaborados com o intuito de medir o efeito da protecção contra vírus no desempenho do sistema, o Avira vai apresentando valores médios de um segundo contra três segundos em relação à média da indústria.
Já de acordo com o AV-Test, outro laboratório independente de análise de ferramentas de segurança, o Avira não cometeu qualquer erro ao detectar e prevenir um grande número de amostras de malware que foram sendo seleccionados. A média do sector, por meio de comparativo, cifrava-se numa protecção de 98%. Noutro teste, com um nível de dificuldade mais exigente, o AV-Test expôs o Avira a 138 amostras de novas ameaças envolvendo malware de 0-day, novas ameaças de internet e de e-mail.
O resultado obtido revela que face a uma média da indústria de protecção de 94% contra as ameaças ainda não catalogadas, o Avira obteve resultados de protecção de 100 % face às novas ameaças. Portanto, os testes efectuados pelo AV-Test reforçam uma vez mais a nossa opinião de que o Avira, sem qualquer surpresa, figura com todo o mérito na lista dos melhores aplicativos antivírus.
A sublinhar ainda sobre o Avira Antivírus Pro é que esta ferramenta de protecção vai além da mera defesa, prevenção e análise do nosso sistema incluindo também ferramentas antiphishing. A maioria dos produtos de software antivírus incluem antiphishing, e a Avira não é excepção. Como muitos saberão, o phishing depende muitas vezes de enganos e engenharia social sobre os utilizadores pelo que agora é possível manter o controlo sobre os sites, conhecidos por serem maliciosos e poupa o trabalho ao utilizador pela sua análise de eventual equívoco pela avaliação da segurança dos sites que visitarmos.
Para os utilizadores que se sentirem mais constrangidos ao nível de alguma configuração ou dúvida sobre como operar com esta ferramenta é sempre possível encontrar no site da Avira tutoriais, guias, em vídeo, downloads de utilitários, manuais e informações sobre vírus e outros tipos de malware. Caso realmente necessite o utilizador pode sempre enviar um email a pedir ajuda ou até mesmo ligar com um número de telefone de suporte Europeu. A única desvantagem do Avira, na nossa opinião claro, é que não possui um chat de conversação ou pelo menos não nos foi possível encontrar nada semelhante.
A evolução do Avira Antivirus Pro tem sido progressivamente e que o digam os testes que vão sendo realizados. Os falsos positivos vão caindo e a detecção efectiva tornou-se uma realidade.
Principais funções em destaque do Avira Antivirus Pro:
- Advanced Real-Time Protection Análises em tempo-real com base na tecnologia de detecção do Avira Protection Cloud
- Enhanced Network Drive Protection Pesquisa por malware em pastas partilhadas
- AntiAd/Spyware Elimina/bloqueia espiões online e adware incomodativo
- Website Safety Advisor Alerta para o facto de um site ser mais ou menos perigoso
- Advanced Web Protection Intercepta com eficácia websites maliciosos antes que estes tenham tempo de carregar
- Browser Tracking Blocker Bloqueia sites terceiros de monitorizar as nossas actividades na Internet. É necessário instalar a barra respectiva do Avira.
Esta versão que testamos do Avira mostrou-se robusta e com especial destaque para o facto de funcionar de modo totalmente silencioso, sem incomodar com mensagens e afins. Uma vez instalado os recursos gastos são mínimos, nunca é de mais reforçar esta questão.
Nova função PRIVATE WiFi Encrypted VPN:
Em destaque, e guisa de conclusão, podemos ainda falar de uma nova e preciosa função que virá incluída nas futuras versões do Avira: PRIVATE WiFi Encrypted VPN. A verdade é que os hotspots públicos mostram-se bastante convenientes para podermos aceder à Internet em qualquer lugar, mas nunca podemos deixar de pensar e ter em conta que são extremamente arriscados. Como hoje em dia é comum fazer compras, ver os emails, consultar o nosso saldo bancário ou até as reservas de viagens online, devemos estar sempre alerta para o facto de estas situações envolverem a troca de dados pessoais: cartão de crédito e senhas, etc. Ao aceder à Internet através de um destes hotsposts públicos podemos estar a colocar a nossa segurança em causa e o Avira PRIVATE WiFi Encrypted VPN visa atenuar, ou mesmo eliminar essa situação.
Em resumidas palavras, esta nova função irá codificar todo o tráfego que passe pela rede do hotspot dificultando a vida ao hacker que nos tente prejudicar, tornando assim mais segura a navegação por um local que habitualmente é considerado como perigoso.
Evitado será dizer que a versão testada foi a Pro, mas que a Avira na senda da tradição mantém activa a sua oferta de uma versão gratuita com o core de pesquisa igual à versão Pro. A única diferença é que na versão grátis somos solicitados para comprar a versão paga, não existindo limitações no que diz respeito ao tempo de uso, pesquisa e eliminação da ameaça.
Quanto à pergunta da praxe: É este o melhor antivírus? No campo da segurança o melhor antivírus é aquele que se encontra entre o teclado e o ecrã do PC, mas já sem margem para dúvida que o Avira está entre os melhores a ajudar nessa tarefa.
Mais informações aqui