A sua empresa não tem um antivírus? Mas porque razão?
Muitas vezes é fácil perceber, outras vezes a utilização de software não licenciado pode trazer problemas e não há propriamente uma necessidade de estar desprotegido ou em “ilegalidade”. Como?
Com base no resultado dos últimos testes de antivírus gratuitos, procurámos saber entre os que obtiveram melhores resultados o que diz a EULA sobre a sua utilização em ambientes de PMEs, ONGs e escolas públicas.
Sim, há algumas destas soluções que podem ser usadas nas empresas e em determinadas instituições sem que isso seja um custo para as mesmas. Não tem de pagar por isso porque têm uma licença de utilização que contempla o seu uso. A autoridade sabe disso e se for visitado… não tem que se preocupar.
Vamos mostrar quais, das que analisámos, pode usar e em que tipo de ambiente:
- Tiranium Internet Security Free – não há qualquer limitação no uso por empresas ou particulares, pelo que existe um vazio legal no EULA, logo pode ser usado por todos em geral, até que haja alguma limitação imposta;
- Panda Free Antivirus – permite correr aplicação de forma ilimitada em ONGs e escolas públicas;
- Immunet – não há qualquer limitação no uso por empresas ou particulares, pelo que existe um vazio legal no EULA, logo pode ser usado por todos em geral, até que haja alguma limitação imposta;
- Qihoo 360 Internet Security – desde que o uso não seja comercial não há limitações, significa isso que pode ser usado por escolas públicas e ONGs;
- AVG Antivirus Free – desde que o uso não seja comercial não há limitações, significa isso que pode ser usado por escolas públicas e ONGs.
Esta interpretação está sujeita às leis correntes e aos EULA que existem atualmente, podendo os mesmos serem modificados a qualquer momento, cabe ao utilizador garantir que acompanha futuras modificações do EULA.
Outros antivírus que permitem o uso em PMEs:
- Microsoft Security Essentials – limitado a 10 PCs
- Comodo Internet Security
- ClamWin+ClamSentinel
- NANO Antivirus
E a protecção é a mesma das soluções pagas?
Não. Claro que não é a mesma. Não é que estes programas não ajudem a proteger, mas não trazem protecções tão pró-activas como as soluções pagas, não têm uma actualização das bases de dados assinaturas de vírus tão rápida como as versões profissionais, além de mesmo ao nível de ferramentas serem bem menos recheadas.
Usar estas soluções serão sempre uma mais valia, a não usar nada, contudo, o próximo passo, quando vir que a empresa/organização tem possibilidade de o fazer, é comprar um pack licenciado que proteja a sua empresa e garanta que os problemas serão barrados antes de entrarem na sua infraestrutura.