Pplware

Afinal qual o Antivírus que mais afecta a performance do PC?

Todos os sistemas que têm como base o Windows devem ter instalado um Antivírus! No mercado as ofertas são variadíssimas e hoje um Antivírus (AV) oferece as mais diversas funções. No entanto, tendo este tipo de software um “trabalho” permanente é normal que afecte em parte o rendimento do sistema.

Mas afinal que o AntiVírus que afecta o rendimento de um PC?

A empresa AV Comparatives publicou recentemente um relatório bastante completo onde se pode saber qual o impacto na performance do sistema dos mais diversos AntiVírus. Para tal a empresa usou um PC HP, com CPU i5, 4GB de memória RAM, disco rígido mecânico e o Windows 8.1 a 64 bits.

A avaliação do rendimento foi efectuada em análises sistemáticas, usando os softwares PCMark e AV-C.

No geral todos os AVs afectam o rendimento do sistemas mas há alguns que se destacam pela negativa como o F-Secure, Panda e o Trend Micro. Na lista dos AVs que pouco afectam o rendimento destaca-se o Avast, Avira e o Kaspersky Lab.

Mas a empresa apresentou também informação sobre quais os melhores AVs da actualidade. De acordo com o gráfico seguinte podemos ver que o Panda e o Trend Micro são os mais eficazes (dois que se destacam pela negativa ao nível da influência do rendimento). Um destaque também para o Avira e para o Kaspersky que tiveram uma boa percentagem de eficácia.

Quem trabalha habitualmente com o Windows sabe que é obrigatório possuir uma ferramenta de protecção contra vírus, spyware e demais ameaças malware. Hoje em dia é demasiado perigoso descurar essa obrigatoriedade.

Qual o Antivírus que tem instalado no seu sistema? Acha a avaliação da AV Comparatives justa?

Via DvHardware | Muycomputer

Exit mobile version