Pplware

6 aplicações GNU/Linux no regresso às aulas

Artigo escrito para o PPLWARE.COM por Navyseal

Como o início das aulas, cada estudante traça uma estratégia para aumentar o seu tempo de estudo sem que este seja intrusivo no resto das tarefas que cada pessoa desempenha. A dependência das ferramentas tecnológicas são um cenário preferencial para aumentar a performance sem consumir muito tempo, basta para isso escolher as ferramentas certas.

O que quero deixar hoje são 6 aplicativos GNU/Linux que podem ajudar no regresso às aulas.

1. BasKet

Apesar do seu interface simples e de ser desenhado para ambientes KDE, é uma ferramenta bastante interessante. Permite capturar imagens ou textos de qualquer lado, sendo dessa forma possível elaborar notas ou mesmo resumos de matérias que nos interessam guardar ou estudar!

2. LibreOffice

Creio que dispensa apresentações, é uma suite Office com programas de processamento de texto, cálculo, apresentação, permite desenhar e ainda escrever fórmulas matemáticas. Saiba como instalar o LibreOffice no Ubuntu, escolher o corrector ortográfico com o acordo e sem o acordo ortográfico, conforme mostramos aqui.

3. Gimp

Para quem procura editar imagens ou ir mais além nessa área, tem no Gimp uma ferramenta poderosa. Caso procurem um look mais estilo Photoshop, podem fazer download do Gimpshop.

4. Kig

Kig é uma aplicação de geometria e desenho técnico para professores e alunos. Tendo sido desenvolvida para ambientes KDE, mas funciona bem noutros ambientes GNU/Linux.

5. Dropbox

A já muito conhecia caixinha azul, permite partilhar ou arquivar online imensos ficheiros de todo o tipo. O Dropbox oferece uma versão grátis e para quem procura mais espaço pode pagar pelas outras opções. Ideal para quem está a fazer trabalhos de grupo ou em equipa!

Ps: Lembro que se precisam de enviar dados pessoais para lá, devem sempre encripta-los! Poderá ver aqui dicas, aplicações e serviços relacionados com o Dropbox.

6. RedNotebook

O RedNoetbook é uma agenda, talvez até mais do que isso e, na minha opinião, mais completo que o Sunbird. Permite drag and drop de textos ou fotos, calendarização de eventos, exportar todos os dados para .pdf e outras funções já descritas aqui. Nenhum teste ou exame ficará esquecido certamente!

Foi apenas uma pequena amostra por entre outros aplicativos que existem disponíveis no mundo GNU/Linux e permitem fazer o mais variado leque de tarefas.

Exit mobile version