Pplware

5 fantásticas dicas para turbinar o seu Firefox

A Mozilla tem vindo a realizar um conjunto de alterações significativas no seu browser, o Firefox, com o objetivo de o tornar mais rápido, mais estável e mais seguro. A disputa pelo primeiro lugar no ranking dos browsers parece perdida, pelo menos por agora, mas a verdade é que a concorrência também não tem inovado assim tanto.

Recentemente a Mozilla lançou uma nova versão do Firefox e hoje ensinamos alguns truques que ajudam a tornar este browser ainda mais rápido.


#1 Aumento do limite de processos de conteúdo

Se a sua máquina é “poderosa”, então pode aumentar o limite de processos de conteúdo. Por omissão o número de processos definidos é quatro, mas podemos aumentar esse valor até 7. Processos de conteúdo adicionais podem melhorar a utilização de múltiplos separadores, no entanto, o consumo de memória RAM também irá aumentar. Para proceder a esta alteração deve ir a Preferências e procurar por Desempenho. Depois é só aumentar o número de processos.

 

#2 Usar a nova cache HTTP

A Mozilla criou uma nova cache HTTP, desenvolvida como o objetivo de melhorar a estabilidade e a velocidade do Firefox. Para ativar esta nova cache basta escrever about:config e procurar o parâmetro browser.cache.use_new_backend. Para ativar devem mudar o valor de zero para um.

Nota: Esta opção já não se encontra disponível na versão 48.

 

#3 Libertar memória

Para libertar memória usada pelo Firefox não precisa de fechar o Firefox. Para tal existe uma funcionalidade escondida,no próprio browser, que se chama “Minimize memory usage” Para acederem a essa função basta que escrevam na barra de endereços about:memory.

 

#4 Desativa animações do Firefox

As animações são sempre efeitos engraçados, mas que por outro lado consomem recursos. Para desativar as principais animações basta escrever na barra de endereços about:config e procurar por animate. Depois basta desativar essas funções, carregando em cada uma delas e mudando o valor de true para false.

 

#5 Restaurar Firefox

Se por algum motivo o seu Firefox apresentar problema, pode sempre restaurar o Firefox. Para tal basta que escreva na barra de endereços about:support e depois é só carregar em Restaurar o Firefox. De frisar que esta ação remove os seus extras e personalizações e restaura as definições do browser para os parâmetros de origem.

Se não é utilizador do Firefox talvez seja uma boa oportunidade para o experimentar. Do que temos testado, o Firefox está bem mais rápido e estável. Com estas cinco dicas podem ainda melhorar o desempenho.


Leia também…

Exit mobile version