Setembro é sinónimo de regresso às aulas. Preparam-se os livros, as canetas, lápis…e claro, o computador. No mundo open source são muitas as ferramentas, de qualidade, que poderão ajudar no percurso académico dos estudantes. Além de serem gratuitas, estas ferramentas são por norma versáteis, muito completas e conseguem fazer esquecer as aplicações pagas.
Hoje apresentamos o nosso primeiro TOP de ferramentas open souce.
1) OpenOffice
O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo inteiro. Actualmente o OpenOffice é um excelente substituto do Microsoft Office..
Dentro da suite OpenOffice.org podemos encontrar:
- Editor de texto (Writer) – Alternativa ao Word
- Folha de cálculo (Calc) – Alternativa ao Excel
- Apresentação (Impress) – Alternativa ao PowerPoint
- Ferramenta para desenho (Drawing)
- Base de Dados (Database) – Alternativa ao Access
- Editor de Fórmulas (Math)
2) Kazam Screencaster
Para os utilizadores que gostam de registar aquilo que acontece no monitor da sua máquina, é importante que possua uma aplicação para criar screencasts. Basicamente os screencasts são vídeos do que se passa no monitor, o que é útil quando, por exemplo, queremos mostrar como se faz algo e é mais simples mostrar do que explicar. Esta ferramenta pode ser usada pelos estudantes para a realização de demonstrações, etc.
3) GIMP
O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projecto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Actualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo e é disponibilizado sob a licença GPL.
4) Kojo Learning
Kojo Learning é uma aplicação open source, que oferece um ambiente de aprendizagem, onde o utilizador poderá explorar conteúdos nas áreas de:
- Programação
- Matemática e ciência
- Arte, Musica
- Alfabetização na Internet
- …etc
5) Xournal
Para quem precisa de uma aplicação para registo de notas, para desenhar, etc. Com uma interface muito agradável, o Xournal permite que os alunos possam tirar facilmente apontamentos.
Estas são as ferramentas open source que escolhemos para o nosso primeiro artigo. Como sabemos no mundo open source são milhares as ferramentas que podem ser usadas num ambiente académico e é nesse sentido que gostaríamos que os nossos leitores colaborassem na elaboração do segundo artigo, indicando quais as aplicações que gostariam de ver num TOP 5 idêntico a este.
Que outras ferramentas open source usa na escola?