Pplware

5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 5)

Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.

Hoje damos a conhecer mais 5 ferramentas interessantes.


#21 – LAN Messenger

É verdade que o que não faltam por aí é aplicações/plataformas para comunicação. No entanto, grande parte deles obrigam a que exista ligação à Internet para que a comunicação seja estabelecida. Se estiver numa LAN, pode sempre usar a ferramenta LAN Messenger que não necessita da existência de um servidor. Com esta ferramenta e possível comunicar entre contactos, criar grupos de conversação, ver histórico de mensagens, transferência de ficheiros, notificações, etc.

Esta ferramenta está disponível para Windows, Linux e macOS.

LAN Messenger


#22 – DIA

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas com vários objetos e os itens de um diagrama permitem guardar informações específicas.

DIA


#23 – Crypto Notepad

Gostava de ter um editor de texto seguro? Pois, no Windows o Notepad garante segurança. Já no macOS é possível usar o Notas e definir uma password. Para quem procura um simples, mas seguro editor de texto experimentem o Crypto Notepad.

Esta ferramenta é gratuita, portable, suporta Drag and drop, reconhece URLs, etc.

Crypto


#24 – IP Subnet Calculator

O IP Subnet Calculator é um pequeno utilitário que nos permite calcular sub-redes IP, informando ainda quantos hosts válidos podemos ter em cada sub-rede e respetivos endereços de broadcast. Permite ainda saber se um determinado endereço IP pertence a uma classe A, B, C ou D.

IP Subnet Calculator


#25 – Paint.NET

O Paint.NET é uma boa ferramenta de edição de imagem, direcionada para Windows, que oferece uma interface bastante simples e intuitiva e também vários efeitos e muitas funções. Esta ferramenta suporta vários ficheiros de imagem, layers e traz também suporte para plugins.

Paint.NET


E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.

Obrigado a todos os que têm colaborado.

Leia também…

Exit mobile version