Pplware

Xiaomi vai acabar com um dos seus serviços de forma silenciosa. Veja se é utilizador habitual

A Xiaomi, tal como outros fabricantes, oferece aos seus utilizadores um leque de serviços associados aos seus smartphones. Estes querem garantir que estes podem funcionar melhor, sem depender das propostas da Google ou de outra grande empresa.

Uma destas propostas da Xiaomi é o seu serviço Cloud, onde a marca agrega várias funcionalidades. Uma destas vai agora ser terminada, de forma quase silenciosa, deixando os utilizadores sem uma alternativa direta. Falamos da sincronização de imagens que vai deixar de existir.


Sincronização para a vai terminar

A sincronização de fotos e vídeos é uma das muitas funcionalidades que a Xiaomi tem agregada ao seu serviço Cloud. Aqui os utilizadores podem guardar os seus álbuns e tudo o que captaram com máquina do seu smartphone ao longo do tempo.

Para simplificar a vida aos utilizadores, este serviço Cloud e a MIUI têm a capacidade de sincronizar a galeria nos dois extremos, garantindo que nada se perde. É precisamente este elemento que vai ser terminado e removido do ecossistema da Xiaomi.

Xiaomi dá alternativa a utilizadores

Ainda não existe uma data definida para que este serviço de sincronização entre os smartphones e a cloud seja terminada, mas sabe-se que deverá acontecer até ao final de 2022. Além disso, e como um extra não desejado, as fotografias dos utilizadores vão também ser removidas da Xiaomi Cloud.

Para simplificar a vida aos utilizadores, e garantir que nenhuma das fotografias e dos vídeos são perdidos, a Xiaomi garante um mecanismo para as migrar para o Google Photos. Este é um processo simples e que deverá acontecer de forma automática, assim que a conta seja configurada.

Fotos e vídeos podem ser guardados no PC

Para além deste mecanismo automático associado a contas Google, a Xiaomi deverá ter preparado outro mecanismo para garantir que as imagens ficam na posse dos utilizadores. Essa cópia de segurança deverá ser realizada para o PC do utilizador, novamente num processo simples.

A Xiaomi não revelou a razão para que esteja a terminar este componente do seu serviço Cloud. Os 5GB de espaço que oferece servem maioritariamente para backup de configurações, mas muitos utilizadores baseavam as suas cópias de fotos e vídeos, ficando assim privados deste espaço.

Exit mobile version