Acaba de ser apresentado um novo smartphone pela mão da 4.ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis. O Xiaomi Redmi Y3 é uma solução de entrada, lançada ainda sob a alçada da própria Xiaomi. Chega com o intuito de proporcionar uma alternativa económica e com particular apelo para quem gosta de selfies.
Com os preços a começar no equivalente a 130 euros, o Xiaomi Redmi Y3 destaca-se, sobretudo, pelo preço.
O novo lançamento ocorreu na Índia, o 2.º maior mercado mundial de smartphones, atualmente dominado pela Xiaomi. Assim sendo, o Redmi Y3 vem reforçar esta gama de entrada e coloca em cima da mesa novos argumentos, principalmente para quem dá valor às selfies ou autoretratos. Porém, há muito mais a ser dito.
Chegou o smartphone Xiaomi Redmi Y3
O novo smartphone coloca-se como sucessor para a geração Y2. Contudo, em boa verdade, mais não é do que um Redmi 7, agora com um outro nome e para um novo mercado. Ainda assim, a grande maioria dos detalhes técnicos acabam por ser essencialmente os mesmos. É um novo smartphone Android voltado para as selfies.
Traz-nos uma câmara fotográfica de 32 MP de resolução, com a tecnologia pixel binning, (4 em 1), garantindo o smartphone um desempenho exímio, mesmo em condições de baixa luminosidade. Com efeito, o seu processador de imagem consegue conjugar a informação presente em 4 píxeis adjacentes, reunindo-a num só.
A câmara frontal do Xiaomi Redmi Y3 repousa no notch, presente no topo do ecrã. Destaca-se ainda pela lente grande angular de 80 graus, bem como o modo HDR para a câmara frontal, sem esquecer a estabilização eletrónica da imagem (EIS). Esta câmara permite ainda a gravação de vídeo em Full-HD (1080p).
O que nos oferece este novo smartphone?
Sendo uma solução modesta, o Xiaomi Redmi Y3 conta com um ecrã IPS LCD de 6,26 polegadas com resolução HD+, portanto, com 720 x 1520 píxeis. No seu topo, encontramos o notch em forma de lágrima ou gota de água. O seu formato é alto e estreito graças ao padrão 19:9, com uma densidade de 269 píxeis por polegada.
Em seguida, relativamente à memória RAM e armazenamento interno, teremos duas variantes à disposição do consumidor. A primeira, com 3 GB de memória RAM e com 32 GB de armazenamento interno. A segunda, com 4 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno, expansível em ambos os casos através de um cartão microSD. Ao mesmo tempo, temos um processador Snapdragon 632 da Qualcomm, no seu interior.
O novo smartphone conta ainda com um painel frontal protegido pelo vidro Gorilla Glass 5. Já, por outro lado, na sua traseira contamos também com um painel em vidro, ainda que não saibamos que também esta face é protegida pelo mesmo vidro. Ao mesmo tempo, contamos com uma estrutura em plástico no seu interior.
Três cores, duas variantes e dois preços para o Redmi Y3
Sendo especialmente concebido para agradar ao público mais jovem, o smartphone estará disponível, a partir de 30 de abril, em três esquemas de cor. Em primeiro lugar temos o Prime Black (preto), seguindo-se o Bold Red (vermelho) e, por fim, o Elegant Blue (azul) a completar as opções de personalização disponíveis.
Contamos ainda com duas câmaras na sua traseira, um sistema duplo constituído por um sensor principal de 12 MP, com abertura focal de f/2,2, bem como um sensor secundário de 2 MP para proporcionar o efeito de desfoque artístico do fundo (efeito bokeh). Temos também um flash LED, logo abaixo das câmaras.
O smartphone conta ainda com um leitor de impressões digitais, ao centro. Do mesmo modo, conseguimos apontar umas margens arredondadas, visíveis pelo brilho do vidro junto às extremidades. Em seguida, destacamos a presença de uma porta USB do Tipo C na sua aresta inferior, além da porta áudio P2 e rádio FM.
O smartphone conta ainda com uma bateria de 4000 mAh de capacidade com carregamento rápido a 10 W. Já, por outro, lado utiliza a interface MIUI 10, baseada no sistema operativo Android Pie 9.0. Espera-se ainda que usufrua da habitual política de atualizações praticada pela Xiaomi.
Preço e disponibilidade do novo smartphone
O Xiaomi Redmi Y3 custará o equivalente a 145 dólares ou 130 euros na versão base com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Já, por outro lado, a versão com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno custará 170 dólares, ou cerca de 150 euros.
Ao mesmo tempo, cumpre realçar que estes são os valores oficiais, recomendados pela marca para o mercado indiano. Desse modo, estará disponível na sua loja online oficial, pelos valores acima referidos, a partir do dia 30 de abril. Por fim, ao momento não temos indicações da sua chegada a outros mercados.