A MIUI é a prova de que a Xiaomi sabe adaptar o Android e criar interfaces que se adaptam aos utilizadores, quer de smartphones, quer de tablets. A marca quer agora voltar a inovar e prepara-se para dar aos seus utilizadores a possibilidade de controlar o smartphone sem lhe tocar.
O universo Android tem em utilização muitas tecnologias que outros ainda não abraçaram. Estas dão espaço para que se criem novas interfaces e novas formas de gerir os dispositivos, sempre na procura de melhorar o que os utilizadores podem ter acesso.
Uma dessas mudanças parece estar a ser preparada pela Xiaomi, para os seus próximos dispositivos. Vai permitir aos utilizadores controlarem os seus equipamentos sem lhes tocarem, sempre mantendo o acesso a todas as funcionalidades com a mesma simplicidade.
O que foi partilhado por um conhecido leaker do universo Xiaomi mostra que a marca estará a preparar uma novidade para breve. A imagem encontrada numa versão da MIUI permitiu ver uma nova forma de controlar o smartphone ou o tablet.
Also, one of the upcoming #Xiaomi devices will feature ToF camera on screen (probably tablet), allowing to
— Kacper Skrzypek <õ<ñ (@kacskrz) July 1, 2023
*automatically lock screen when you walk a certain distance away
*light screen when you come near device
*play/pause playback
*turn pages
*answer/end calls
*adjust volume pic.twitter.com/0UNiWzlZjk
Recorrendo a uma câmara ToF (Time-of-flight) o dispositivo poderá detetar a presença do utilizador e a sua distância. Com isso, irá permitir a execução de ações pré-definidas. Estas podem ser algo tão simples como:
- Bloquear o ecrã quando detetar que o utilizador se afasta.
- Iluminar o ecrã quando o utilizador se aproxima.
- Reproduzir ou pausar música.
- Virar as páginas.
- Atender ou desligar chamadas.
- Ajuste o volume.
Na verdade, esta capacidade não é nova e já foi visto em vários dispositivos. A Google teve esta funcionalidade no Pixel 4, sem grande sucesso. Por seu lado, a Huawei teve o mesmo no Mate 40, tendo sido até bem recebido pelos utilizadores.
Resta saber como irá a Xiaomi implementar esta funcionalidade e em que dispositivos vão estar presentes. Este controlo em certos cenários será muito interessante e até muito importante, em especial para controlar tudo sem tocar no equipamento.