Com a apresentação do Xiaomi Mi5C, a marca chinesa estreou o seu primeiro processador, algo que já era esperado há imenso tempo.
Depois de apresentar um processador para a gama média, a Xiaomi prepara-se agora para lançar um novo modelo para a gama alta, o Surge S2.
Com o lançamento do primeiro processador da Xiaomi fechou-se assim um ciclo de rumores que já durava há muito tempo. A comunidade desde cedo previu que este era o caminho que a marca chinesa deveria tomar, seguindo as pisadas de outras marcas como a Huawei.
Desfeitas as dúvidas, a Xiaomi apresentou este ano finalmente os novos Pinecone Surge, com a primeira versão a denominar-se S1 e a acompanhar o lançamento do Mi5C. Embora todos esperassem a aposta inicial num processador de gama alta, tal não aconteceu, sendo o Surge S1 um modelo de gama média. Mas a Xiaomi parece não perder tempo e prepara-se para apresentar um novo processador de gama alta, o Surge S2.
Ainda pouco se sabe deste novo processador e do que vai oferecer, no entanto, deverá entrar em produção no terceiro trimestre deste ano, para ser lançado para o mercado no último trimestre do ano. A construção ficará ao encargo da TSMC num processo de fabrico de 16nm e deverá ter oito núcleos.
Para o seu novo processador, a Xiaomi não deverá acompanhar a tecnologia de 10nm usada no desenvolvimento de processadores de outras marcas como o Qualcomm Snapdragon 835 e o Exynos 8895, devido à alegada baixa produtividade deste processo.
Com o início do desenvolvimento dos próprios processadores, a Xiaomi deverá começar gradualmente a apostar na prata da casa. Esta estratégia escolhida vai de acordo ao caminho feito pela Huawei com os seus Kirin.