A Xiaomi tem seguido uma linha de desenvolvimento dos seus produtos muito própria. Por vezes estes aproximam-se muito da concorrência, algo que hoje em dia acaba por ser natural.
Com o novo seu novo CC9 a Xiaomi trouxe uma novidade. Os seus Mimoji foram atualizados e estão mais atraente. O problema é que está a ser acusada de copiar descaradamente a Apple e os seus Memojis.
CC9 trouxe novidades para os Mimoji
Apresentado há poucos dias, o novo smartphone da Xiaomi segue uma linha que muitos vão reconhecer noutras marcas. À parte deste pormenor, a marca apresentou também algumas novidades no campo do software. É aqui que tem residido o maior problema.
A mais destacada, por razões que são óbvias, são os Mimoji. Estes avatares virtuais recriam o utilizador, podendo ser usados em mensagens e noutros serviços similares. O problema destes é que são demasiado parecidos com outros que estão já no mercado.
Estes são assim tão diferentes dos Memoji da Apple?
Assim que apresentou os Mimoji a Xiaomi foi de imediato inundada de comparações e de acusações por muita da imprensa. Em causa estava esta nova proposta e as forma como evoluiu.
A sua semelhança com a proposta da Apple é inegavelmente óbvia, desde o seu nome até aos próprios personagens. Estes cresceram de simples animais para ser agora a representação de pessoas.
Xiaomi agirá contra o propagar ideia de que esteve a copiar
A Xiaomi já veio a público negar estas acusações e revelar que o nome já existe há anos e que assim não há nada a copiar. O problema é mesmo a semelhança com a proposta da Apple. Mas a empresa foi mais longe e prometeu processar todos os que propagarem esta ideia.
Claro que a Xiaomi não é a primeira empresa a seguir o mesmo caminho da Apple e dos Memoji. Estas, no entanto, optaram por seguir uma linha própria e não se aproximaram tanto do que a Apple tem. Reta à Apple voltar a mudar, algo que fará em breve com o iOS 13.