Pplware

Xiaomi e Nokia: eis os primeiros smartphones a receber o Android Q

A próxima versão do sistema operativo da Google para smartphones ainda não foi formalmente apresentada, porém, as suas principais novidades já foram dadas a conhecer pela empresa. Agora, vemos as primeiras confirmações da Xiaomi e da Nokia relativamente aos planos de atualização para o Android Q.

Ambas as fabricantes já deram a saber quais seriam os seus primeiros smartphones a ser atualizados.


A décima versão do sistema operativo Android, conhecida para já como Q, ou Android Q, continua a ser desenvolvida pela Google. Desse modo, contamos com a disponibilização para as fabricantes, bem como a revelação do seu nome oficial, no final do verão. Contamos com a sua chegada em agosto, ou setembro.

O Android Q chega aos smartphones no fim do verão

Em primeiro lugar aos Google Pixel, tal como seria de esperar. Ainda assim, até que a versão final seja disponibilizada pode já testar as versões beta. Caso assim o deseje, pode seguir o nosso tutorial para instalar a 2.ª versão de testes. Espera-se ainda que a Google lance uma quarta versão de testes, eventualmente.

Entretanto, temos duas novas fabricantes a adicionar os seus smartphones ao programa de testes. A Xiaomi e a Nokia, cujos dispositivos eleitos também estarão entre os primeiros a receber as atualizações de sistema para o Android Q. Neste momento, o primeiro passo é a utilização da 3.ª versão de testes.

 

 

Para a HMD Global, a casa-mãe dos smartphones Nokia, o dispositivo Nokia 8.1 será o primeiro smartphone a juntar-se ao programa beta. Mais tarde, aquando da distribuição da versão final e estável, será também um dos primeiro a receber a nova versão do sistema operativo.

Os smartphones Xiaomi e Nokia

Já para a Xiaomi, os smartphones eleitos foram os Xiaomi Mi 9, bem como o Xiaomi Mi MIX 3 5G. De igual modo, estes equipamentos estão na linha da frente para receber, posteriormente, a versão final que também deverá sustentar algumas versões da MIUI 11. Até lá, já pode utilizar a 3.ª versão beta do Android Q.

Caso o queira fazer, terá que se dirigir à página da Xiaomi criada para esse efeito. Encontrará aí todas as ligações, guia de instalação e listagem das funções ainda em falta. Note-se que a versão de testes não inclui todos os aspetos funcionais do sistema.

Pode descarregar a 3.ª versão beta para o Mi 9 nesta ligação e para o Mi MIX 3 5Gnesta ligação. A fabricante chinesa recomenda ainda que utilize o método fastboot para a instalação.

São assim cada vez mais as fabricantes a reforçar o compromisso de atualização dos seus smartphones. Algo que certamente agradará aos respetivos utilizadores.

Exit mobile version