Há muitos anos que a MIUI é o centro dos smartphones da Xiaomi. Esta personalização do Android alarga a oferta da marca neste campo, melhorando aquilo que é oferecido aos utilizadores. Agora, a Xiaomi resolveu inovar e apresentou o HyperOS, o seu novo sistema operativo dedicado aos smartphones.
O universo Android tem visto muitas marcas a adotarem as suas próprias versões deste sistema. Mais que as suas personalizações, marcas como a Huawei optaram por criar soluções desenvolvidas desde a raiz e adaptadas aos seus equipamentos, algo que já se provou que funciona.
A mais recente a adotar esta filosofia é a Xiaomi. A marca chinesa apresentou hoje o seu próximo sistema operativo, o HyperOS. Foi o seu CEO, Lei Jun, que na rede social Weibo revelou que esta solução está a ser desenvolvida pela marca desde 2017.
Este substituto da MIUI será aparentemente uma mistura do Android e de um sistema próprio. Isso baseia-se numa arquitetura subjacente completamente reescrita e que supostamente permitirá aos utilizadores, veículos e casas inteligentes – de mais de 200 categorias de produtos – ligarem-se uns com os outros perfeitamente.
O HyperOS tem a missão de construir “uma estrutura de sistema unificada e integrada que suporte todo o ecossistema de dispositivos e apps”. Esta nova plataforma será lançada nos próximos smartphones da série Xiaomi 14, que aparentemente entraram já em produção, embora não tenha sido divulgada uma data de lançamento.
Today marks a historic moment. After years of collective work, our new operating system, #XiaomiHyperOS, is set to make its official debut on #Xiaomi14Series. pic.twitter.com/bNJqIyD8y0
— Lei Jun (@leijun) October 17, 2023
A boa notícia é que este novo sistema irá ser aberto aos mercados internacionais, não ficando limitado à China, como acontece com outras propostas de outras marcas. Não foi explicado é se haverá retrocompatibilidade para os equipamentos já presentes no mercado e como será feita a transição.
É bom ver o mercado a ganhar novas propostas e a ganhar desenvolvimentos focados em marcas que estão presentes de forma firme. O HyperOS da Xiaomi tem muito para crescer e mostrar que pode ser uma solução que integrará toda a oferta da marca, que se estende já por muitas áreas.