Pplware

O Windows Mobile voltou a atingir valores mínimos de vendas

O mercado tem reagido de forma muito estranha ao Windows Mobile e ao que a Microsoft lhe tem feito. Nunca foi um sistema operativo das massas, mas os últimos meses têm sido particularmente penalizantes para este sistema.

Os mais recentes números da IDC vêm confirmar este cenário, mas com uma agravante. O Windows Mobile atingiu valores mínimos e está prestes a desaparecer das estatísticas.


Seja qual for a fonte de dados, o cenário do Windows Mobile é mau. O mercado quer cada vez menos saber desta oferta, virando-se para os verdadeiros dominadores o Android e o iOS.

Os valores de vendas do Windows Mobile

Os números da IDC, referentes ao primeiro trimestre de 2017 mostram claramente que o Windows Mobile está com os valores de mercado mais baixos de sempre e que dificilmente irá recuperar para valores que tinha em 2015, onde 1% do mercado era seu.

Acima deste sistema está, como se tem visto ao longo dos anos, o Android e o iOS, com quotas de mercado bem mais elevadas, controlando o mercado e sendo a escolha mais óbvia para os utilizadores.

Existem várias teorias e várias causas apontadas para este declínio, mas a mais vezes apontada está mesmo no aparente desinteresse da Microsoft no seu sistema. Isto pode ser visto na avaliação da IDC para este comportamento do Windows Mobile.

Windows Phone shipments continue to fall as the lack of new hardware partners, developer support, and overall enthusiasm for the platform show no immediate signs of recovery. IDC expects 2017 volumes to decline 80.9% to just 1.1 million units. Microsoft has yet to fully commit to any “Surface”-style attack for smartphones or to push new vendors to embrace the platform, leaving little hope of mounting a full scaled comeback in the years to come.

Windows Mobile – Os utilizadores mais dedicados do universo móvel?

Apesar de todos mostrarem o seu desagrado pelo estado do Windows Mobile, a verdade é que estes parecem ser os utilizadores mais dedicados do universo móvel.

Num questionário levado a cabo pelo site OnMSF, os utilizadores do Windows Mobile mostraram que estão satisfeitos com este sistema e que não ponderam trocar de plataforma.

Os números desta sondagem mostram que 56% dos utilizadores estão satisfeitos com este sistema e que não pretendem mudar. Apenas 24% ponderam mudar e mesmo assim apenas se a Microsoft seguir com esta política de abandono do seu sistema.

Por fim sobram 9%, que têm dúvidas se se vão manter noWindows Phone e 11% que decididamente vão mudar para outro sistema operativo.

Se os números da IDC não têm qualquer surpresa, já os seguintes mostram que afinal este é um sistema operativo que agrada aos utilizadores e que a Microsoft não terá errado quando o criou. Espera-se que o Windows Mobile sofra uma mudança positiva e que outras marcas o usem nos seus equipamentos. Só assim o Windows Mobile conseguirá crescer novamente.

Fonte IDC e OnMSF

Exit mobile version