Pplware

Windows 10 para smartphones vai suportar notificações por LED

Os desenvolvimentos do Windows 10 não se têm centrado apenas na versão desktop. Também a versão dedicada aos smartphones tem estado a receber novidades e algumas melhorias.

Ainda não está disponível para todos os dispositivos da Microsoft, mas há já algumas novidades que se sabem poderem vir a ser exploradas num futuro próximo.

A presença de leds de notificação era algo que não existia no Windows Phone e que o Windows 10 for Phones aparentemente irá trazer.

A utilização de leds de notificação é um mecanismo que muitos utilizadores do Android e do Blackberry usam, para perceberem os alertas que as diferentes aplicações do sistema lhes estão a enviar.

Sempre foi uma das novidades que os utilizadores do Windows Phone pediram à Microsoft e que esta tardava a implementar. Mas aparentemente o Windows 10 está a preparar-se para dar a estes dispositivos esta novidade.

A descoberta foi feita numa versão de testes que que ainda não está disponível. Está será provavelmente a actualização à versão de testes que está já a ser usada por alguns equipamentos da gama Lumia e que pretende avaliar a maturidade deste sistema para posterior alargamento a mais dispositivos.

Do que pôde ser visto das imagens que foram divulgadas passa a ser possível configurar alertas luminosos sempre que for recebida uma nova mensagem.

Não ficou claro se estes alertas luminosos podem ser configurados ao nível da cor ou noutros parâmetros, tal como acontece em outros sistemas.

Para já apenas os modelos 730 ou 930 da gama Lumia têm presente estes leds e assim apenas estes poderão explorar esta novidade.

Outra novidade revelada entretanto dá conta da possibilidade de a conta principal associada ao Windows 10 passar a poder ser removida, algo que até agora era impossível sem fazer um reset completo ao dispositivo.

Fica assim mais simples e rápida a alteração de contas nestes equipamentos, garantindo que os dados que estão presentes não se perdem e que a mudança é transparente para o utilizador.

Com esta novidade, que deverá chegar numa actualização esperada para as próximas semanas, passa a poder ser explorado o hardware de alguns dos Lumia de forma mais abrangente, dando finalmente utilização aos leds que estavam presentes mas não em utilização.

Resta à Microsoft alargar os equipamentos suportados por eta versão de testes e dar a muitos mais utilizadores a possibilidade de testarem as novidades esperadas para a versão móvel do Windows 10

Exit mobile version