Windows 10 Mobile vai finalmente permitir gravar chamadas
Os desenvolvimento da nova versão móvel do Windows têm decorrido de forma paralela ao Windows 10. Esta nova versão está interligada de forma muito intima com o que será o novo Windows e por isso esta relação é natural.
As builds têm surgido de forma periódica e a mais recente, a 10149, traz uma novidade que era pedida há muito, a capacidade de gravar chamadas.
Esta nova funcionalidade do Windows 10 Mobile ainda não está plenamente funcional, mas começa já a ser vista dentro do próprio sistema operativo.
Se acederem com um explorador de ficheiros ao Windows 10 Mobile vão já poder ver junto das restantes pastas uma nova que se chama Recorded Calls.
Será supostamente aqui que o Windows 10 Mobile irá guardar os ficheiros de som com as chamadas que os utilizadores quiserem gravar, sendo depois acedidas através de uma nova aplicação que também surgiu nesta nova build.
A aplicação, que se chama Voice Recorder, tem apenas permissões para aceder à nova pasta de sistema, o que dá entender que será usada para ouvir as chamadas gravadas.
Lançada como uma aplicação Universal, tem ainda as permissões para aceder ao microfone, à lista de contactos e à pasta de documentos.
Esta nova função não é das mais importantes e que eram esperadas no Windows 10 Mobile, mas mostra que a Microsoft ouve os utilizadores do Windows Phone, e do futuro Windows 10 Mobile, e que implementam as funcionalidades que estes pedem.
Provavelmente não será das funcionalidades mais usadas, mas a verdade é que passará a constar das muitas funcionalidades do Windows 10 Mobile, podendo ser usada sempre que os utilizadores assim o entenderem.
Ainda sem data definida para lançamento, ao contrário do Windows 10 que chega a 29 de Julho, o Windows 10 Mobile deverá chegar mais para o final do Verão, provavelmente com a apresentação de novos equipamentos Lumia, dedicados a substituir os actuais topo de gama.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente? O Android faz?
Pergunto isto porque tenho um android e tenho de usar um programa externo, o ACR para o fazer portanto não me parece que o “finalmente” seja muito justo.
O Android faz sim. Pelo menos o meu BQ Aquaris 5 faz e já veio assim, não tenho qualquer app externa.
boa pergunta, a mesma coisa foi com o aplicativo de folders, que o wp teve o primeiro “oficial” enquanto no android já existia há muito tempo, mas nenhum deles oficial, nem agora tem oficial creio eu, se estiver enganado então corrijam pf.
Se bem me lembro ja no Android eclair existia file manager nativo
O Android suporta, se a empresa do teu telefone implementou é outra conversa. Mas isso supostamente é proibido se a outra pessoa não der consentimento …
sim, finalmente, algo que os utilizadores do WP têm andado a pedir à MS desde á algum tempo.
Só não entendo porque lol
Basicamente o Android pode fazer tudo o que quiseres visto correr em código aberto, podes fazer praticamente o que quiseres. No WP já não é bem o caso.
Acaba por ser a Microsoft que customa trazer este tipo de coisas, como por exemplo gravar chamadas ou ler códigos QR, apps que apesar de existirem no android aos milhares, muitas vezes o telemóvel não as trás logo instaladas. Eu gosto disto porque basicamente o WP quando compras já tem tudo funcional, e não tens de ir à loja sacar as apps para o fazer, no entanto, quando não é disponibilizado pela microsoft e o sistema operativo, não sendo tão aberto, poderá causar lacunas como acontecia neste caso.
Resumindo a resposta, sim faz.
A questão aqui realmente é: WP suportava isso de todo? Mesmo com apps de terceiros?
Se não, então o “finalmente” parece perfeitamente enquadrado.
Se sim…. o que raio está a Microsoft a fazer?
A razão porque supostamente isto não está implementado nativamente em outros sistemas é porque aparentemente a lei não vê isto com bons olhos, logo não sei bem onde é que a Microsoft se está a meter nesse aspecto.
Isso posto de lado, no Android tens a possibilidade de não ter de usar uma app “externa”, embora no minimo precises de substituir a app responsavel pelas chamadas de modo a que fique tudo integrado no mesmo sitio.
o android nativo penso que não faça. mas como uso a Miui, já permite desde à algum tempo gravar chamadas.
*Não sei realmente se o android faça, por isso, corrigem-me se estiver enganado 🙂
o windows 10 mobile vai ter alguma opção para proibir as apps de aceder as nossas fotos como faz o ios na tab privacidade?
No próprio wp8 podes controlar e dar permissões manualmente ou bloquear o acesso das apps a outras funções por isso pela lógica no w10 mobile isso se manterá. =)
exacto mas essas permissoes nao englobam a galeria de fotos, sera que essa funçao vai ser implementada?
Já há muito tempo que na loja WP há app’s que dizem ter essa funcionalidade. Não sei se são alguma coisa de jeito porque nunca experimentei nenhuma.
De todo o modo, é mais uma funcionalidade de raiz que pode ser útil.
O sony ericsson T630 fazia. havia e há aí muito telemóvel antigo que fazia e faz . coisa que faz falta tanto no iOS como na maior parte das versões do android que muita gente tem.
Já agora, alguém sabe no iOS uma app ou com jb para gravar as chamadas de saída e recepção?
Será que o W10 já terá um “delivery Report” do género da concorrência?
Windows 10 ? será que promete mesmo faço tudo em Linux mint , ou ubuntu já que com muita pena a nossa distribuição Linux caixa magica deixou de lançar o xfce a distribuição mais leve para eepc com 1 só gb de ram ou pc mais antigos , e a caixa magica devia rever a maneira como apresenta as coisas devia ter outra sem ser a gnome , mas é boa porque já bem com meo cloud doprobox skype so lhes falta criar Vodafone cloud para Linux sejam pioneiros nisso . quem nunca mexeu em Linux devia arriscar pois muitos tb nada sabiam no Windows
Além de não entender muito bem o que isto tem a ver com a notícia em si – uma reflexão acerca do Caixa Mágica -, recomendo a compra de um stock de sinais de pontuação… :/
Depende da utilização que dás ao teu pc. Fui utilizador linux durante 4 anos, até entrar na universidade e precisar de programas que só estão disponíveis em windows, e onde uma máquina virtual não era opção