Pplware

WeChat, mais um que abandonou os smartphones Windows

O WeChat é um serviço de mensagens instantâneas ao estilo do Skype, WhatsApp, Telegram e Messenger, extremamente popular na China. Com uma base de utilização superior a 700 milhões de utilizadores ativos mensalmente, o WeChat é um dos serviços mais importantes no país mais populoso do mundo.

A mais recente novidade provém da sua aplicação para smartphones Windows, indicando que está será descontinuada com efeitos imediatos.


Num país tão particular como a China, a Internet não é um local tão ilimitado como é no nosso país. Na China são várias as redes sociais que são proibidas e isso leva a uma centralização em certos serviços, permitidos pelo governo, por falta de concorrência.

Um dos serviços mais usados no país é o WeChat, propriedade da Tencent, que não se limita a permitir enviar mensagens, mas permite também o fazer de reservas em restaurantes, o efetuar pagamentos via smartphone, funciona como rede social e muito mais. Isto faz com que seja utilizado por mais de 700 milhões de utilizadores mensalmente e a esmagadora maioria são utilizadores chineses.

Tendo em conta toda esta polivalência, o WeChat tinha aplicações para quase todos os sistemas operativos móveis mas a sua aplicação para smartphones Windows será descontinuada. Foi num aviso destinado a todos os seus utilizadores nesta plataforma que a empresa deu a conhecer a sua decisão.

Agora, ao abrir a aplicação, os utilizadores são informados que a aplicação deixará de funcionar no seu telemóvel e que, para continuar a usar o WeChat, deverão optar pelas opções disponíveis no universo Android ou iOS.

Contudo, a aplicação UWP do WeChat disponível para computadores e tablets Windows continuará funcional e a ser suportada pela empresa. Existe a possibilidade de esta aplicação ser adaptada para funcionar em smartphones Windows, mas tendo em consideração as críticas da Tencent às decisões da Microsoft no que toca ao segmento móvel, tal não será expectável.

Esta desistência é mais uma machadada na saúde frágil do Windows Mobile. Têm sido vários os abandonos nos últimos tempos e a solução para a situação aparenta estar apenas na hipotética restruturação da estratégia Mobile, introduzindo desta forma o Windows 10 on ARM na equação.

Analisando a influência e importância do WeChat no mercado chinês, a Microsoft vê desta forma a sua penetração ainda mais complicada naquele que é um dos mercados mais importantes do mundo.

Exit mobile version