A ideia da Microsoft quando comprou a Nokia era muito simples. Pretendia ter uma presença activa num mercado cada vez mais atractivo e com níveis de crescimento muito elevados.
Sem conseguir controlar de forma firme o mercado onde o seu sistema operativo móvel estava a ganhar um espaço muito interessante, optou por trazer para si a Nokia e toda a família de equipamentos Lumia.
Mas com o processo de conversão da marca para o domínio da Microsoft, surgem agora imagens daquele que será o primeiro equipamento da sua nova marca, a Microsoft Lumia.
Toda a estética e imagem associada aos novos equipamentos da Microsoft no campo dos smartphones estava já definido e tinha inclusive sido já apresentados, revelando qual a linha a ser seguida num futuro muito próximo.
O novo equipamento, cujo nome de registo é Microsoft Lumia RM-1090, surgiu no site da Tenaa, a entidade certificadora de equipamentos Chinesa.
Este é o primeiro Lumia a surgir sem qualquer referência à Nokia, assumindo-se assim com o primeiro smartphone a ser lançado com o nome Microsoft.
Não é a primeira vez que o Lumia RM-1090 surge. Já em Setembro tinha sido visto no site da FCC, a entidade reguladora Norte Americana, e já nessa altura as suas especificações tinham sido afloradas.
Este será um equipamento de entrada de gama, com um ecrã de 5″ e com resolução de 960×540 pixéis. A sua bateria será de 1,900 mAh e as suas medidas são 140.2 x 72.4 x 9.3mm.
A conectividade será limitada à rede GSM e 3G com HSPA. No entanto o RM-1090 será um telefone dual-SIM, que correrá o Windows Phone 8.1.
Com as especificações apresentadas, espera-se que o Lumia RM-1090 seja dedicado aos mercados emergentes onde a Microsoft quer ter uma presença activa.
Depois de descontinuar a linha de equipamentos da Nokia dedicada ao Android, esta pode ser a sua alternativa para estes mercados onde se esperam equipamentos mais baratos, mas ao mesmo tempo com características que se adequam, como o caso dos telefones com dual-sim.
Esta mudança, não apenas de imagem mas também da própria marca, vem colocar de forma definitiva a Microsoft no mercado dos smartphones. Este é apenas mais um passo lógico nos planos da marca para o futuro, eliminando de vez a Nokia e a sua imagem.