O fim do suporte do Skype para um conjunto de plataformas e de sistemas não é uma novidade. Faz parte dos planos para fazer evoluir este serviço e melhorá-lo, garantindo novas funcionalidades.
O que poucos esperavam é que se concretizasse, mas a Skype está agora a alertar os utilizadores que é já no dia 1 de julho que este serviço deixará de funcionar no Windows Phone, no Windows RT e noutras plataformas.
Foi em junho do ano passado que a Skype anunciou o fim do suporte à sua aplicação ao Windows Phone 8 e 8.1, garantiu na altura que esta continuaria a funcionar, sem receber atualizações ou qualquer outra novidade.
Agora, passado um ano, a Skype mudou a sua vontade e está a alertar os utilizadores para mais uma mudança. A 1 de julho deste ano o Skype do Windows 8 e 8.1, do Windows RT, da aplicação de Mensagens do Windows 10 Mobile e de TV vai deixar de funcionar.
Este alerta está a chegar aos utilizadores por email, comunicando-lhes o fim desta aplicação e que vão deixar de conseguir autenticar-se nos serviços usando-a.
A mensagem da Skype está também a encaminhar os utilizadores para uma página de suporte, onde são mostrados os requisitos mínimos para poder usar o serviço.
Se no caso do Windows 10 Mobile a solução é simples, recorrendo à aplicação que existe para este sistema, no caso dos restantes apenas resta usar a versão web ou, infelizmente, trocar o dispositivo.
A Skype já antes tinha mostrado a necessidade de atualizar a sua plataforma para uma solução assente na Cloud e que isso iria sentir-se nos sistemas mais antigos. O que não se esperava era que o Skype simplesmente deixasse de funcionar nas plataformas mais antigas.