Com o Windows Phone descontinuado e com o Windows Mobile a terminar em breve, é normal que os programadores comecem a abandonar estas plataformas, procurando alternativas mais atrativas.
Este é um cenário que todos conhecem e anteviam, com provas dadas e certas. Depois do Twitter ter abandonado estas plataformas, é agora a vez do Facebook e de várias das suas apps.
Não é certo o futuro das plataformas móveis para a Microsoft, mas é certo e sabido que tanto o Windows Phone como o Windows Mobile estão terminados e em breve deixam de ser suportados. Isto leva a um desinteresse dos programadores que tiram as suas apps da loja da Microsoft e terminam o suporte.
Depois de termos visto o Twitter a terminar o suporte para a sua app no Windows Phone, é agora a vez do Facebook seguir o mesmo caminho e deixar de fora a sua app e o Messenger.
Os utilizadores que agora tentarem usar estas apps vão receber mensagens de erro e não as vão conseguir usar, como o faziam até agora.
Esta novidade não será de certeza uma surpresa para a maioria dos utilizadores. O Facebook já o tinha anunciado antes, mostrando o seu cada vez maior desinteresse nesta plataforma e preparando os utilizadores para o caminho a seguir.
As alternativas que agora existem limitam-se à atualização para o Windows 10 Mobile, se possível, ou a passagem para um sistema alternativo, como o iOS ou o Android. Este é um caminho que muitos já tomaram.
Este poderá ser o início da debandada dos programadores para outras plataformas mais rentáveis e que atraem mais utilizadores. Está dado mais um passo rumo ao fim do Windows Phone e do Windows Mobile, algo que também não é estranho para os utilizadores.