Build a build a Microsoft tem conseguido preparar a nova versão do Windows 10 Mobile para que seja lançada muito em breve. As versões de teste estão cada vez mais estáveis e prontas a serem usadas.
Depois de ter havido problemas com a última build, que nem chegou a ser lançada, a Microsoft resolveu-os e lançou mais uma build, agora imagens da próxima, a 10512.
Esta nova build está focada em resolver os problemas que surgiram com a build 10240, e que levaram a que a Microsoft optasse por não a lançar.
Com uma nova linha de desenvolvimento, a branch TH2 (Threshold 2), os problemas desapareceram e esta nova build está já disponível para todos os que estão a testar o Windows 10 Mobile, via Windows Insider..
A confirmação de que esta nova build estaria prestes a surgir veio do próprio Gabriel Aul, pelo canal onde normalmente anuncia este tipo de lançamentos, quer do Windows 10 Mobile quer do próprio Windows 10.
Na altura Gabrie Aul não referiu uma data precisa, mas especificou que estaria para muito breve a sua chegada. Cumprindo esta “promessa”, a Microsoft lançou agora a nova build.
We have a build that is looking good (in the 105xx range) to share very soon, but it won’t be today.
— Gabriel Aul (@GabeAul) 11 agosto 2015
Já ontem, e como começa a ser normal nestas alturas e nestas situações, surgiram na Internet imagens desta nova build, já em utilização.
Eram imagens que mostravam que a nova build está pronta para ser usada por todos, deixando de estar limitada apenas aos testes internos que a Microsoft realiza, antes de as lançar.
As imagens que foram publicadas não revelaram grandes mudanças visuais, embora pequenas alterações estivessem presentes, que pretendem melhorar a usabilidade.
O grande foco desta nova buid, que pode ser já usada por todos os que estão nas versões Fast ring do Windows Insiders, assenta na estabilidade do próprio Windows 10 Mobile, centrando-se nas funcionalidades de base do próprio Windows. Ao todo foram mais de 2 mil as correcções que a Microsoft introduziu nesta nova build.
Para além das novidades a Microsoft também anunciou que a partir de agora as novas builds vão ser lançadas a um ritmo muito maior. A razão deste aumento de versões está apenas na necessidade de criar uma estabilidade de uma melhoria geral do próprio Windows 10, preparando-o para o seu lançamento.
Novidades da Build 10512 do Windows 10 Mobile
- General improvement in overall stability and performance.
- You can now set the Lock screen and background image from within the Photos app.
- We fixed an issue where apps installed on SD cards weren’t working after a reboot.
- We have improved Latvian and Chinese inputs.
- We have made improvements to the Kid’s Corner tile layout.
- We have improved reliability of Data Sense notifications.
- Modified Shape Writing algorithm to be less aggressive in suggesting contact names over common words.
- Resolved an issue where Camera would not launch when the phone was locked.
- We fixed an issue where notifications for incoming text messages weren’t appearing.
- We fixed an issue where the touch screen wouldn’t be responsive after ending a phone call on some devices.
- And we fixed an issue where folder tiles have obviously overlapping text.
Também como é normal nestas builds, existem problemas que a afectam. A Microsoft tem conhecimento destes problemas e está a tratar de os resolver.
Problemas da Build 10512 do Windows 10 Mobile
- Mobile hotspot doesn’t work in this build. When sharing the Internet from your phone using Mobile Hotspot, devices will fail to get a valid IP address from your phone and will show no internet access.
- Two-factor authentication for your MSA with a phone number doesn’t work in this build. If you reset your phone and go through the first run experience, you won’t be able to input more than 2 characters for validating phone or text authentication. If you have a secondary email for two-factor authentication – you can choose that. As a workaround, add secondary email for two-factor authentication.
- Some phones might spend a long time in the post update migration experience – just let the phone sit and it should complete this migration.
- Apps that use background audio such as Groove, Podcast, Pandora, etc. will crash when launching after receiving an app update from the Store. Rebooting the device will resolve this issue.
- Some phones with a large number of tiles pinned to the Start screen may get stuck in a state where the device shows “Loading…”; the device will need to be reset or rolled back to Windows Phone 8.1 using Windows Phone Recovery Tool.
- Some apps may fail to update through the Store with the error code 0x80073cf9; uninstalling the application and reinstalling it will resolve this issue.
- The Movies & TV app will not work in this build (video playback is currently broken).
Para além da instalação desta nova build, a Microsoft recomenda que os utilizadores acedam à loja de aplicações do Windows e que procurem por actualizações de aplicações. Vão existir por lá novidades.
Este é mais um passo rumo à versão RTM, que se espera que seja lançada ainda em Setembro, provavelmente quando a Microsoft anunciar de forma oficial a chegada dos novos Lumia 950 e 950 XL, ainda sem data concreta.
Depois do lançamento do Windows 10, no final do mês passado, o próximo alvo é a versão Mobile deste sistema operativo, preparado para os Lumia e para outros smartphones.
Se estão no programa Insiders do Windows 10 Mobile, tratem de actualizar os vossos Lumia para esta nova build! Depois de um mês de espera e de alguns problemas, chegou finalmente a solução e a continuação dos desenvolvimentos do Windows 10 Mobile.