As aplicações que tratam de garantir a privacidade das comunicações têm estado na ordem do dia e na mira dos utilizadores mais conscientes. Depois de vários escândalos e do tornar público de algumas escutas não autorizadas, todos querem agora garantir que os seus dados permanecem protegidos.
John McAfee, o criador de um dos mais famosos antívirus e conhecido por outras razões, resolveu agora lançar o Chadder, uma aplicação de IM, focada e dedicada a garantir a privacidade e a cifra das mensagens.
O Chadder pretende dar aos seus utilizadores uma garantia de que apenas os destinatários das mensagens as conseguem abrir e ler, depois de estas saírem dos terminais dos seus remetentes.
Estas mensagens são cifradas e transitam nos servidores do serviço completamente encriptadas, não sendo possível a qualquer um dos intervenientes brir as mesmas e ler o seu conteúdo.
No momento em que são transmitidas, as mensagens são cifradas com uma chave que apenas o remetente sabe qual é, garantindo que durante todo o processo de comunicação apenas “lixo” incompreensível é visto.
Ao chegar ao destino, a mensagem é desencriptada com a chave do destinatário e o conteúdo disponibilizado.
De salientar que o Chadder, tal como muitas outras aplicações de IM, para além de poder transmitir mensagens de texto, pode ainda enviar e receber vídeos, imagens e outros conteúdos multimédia.
Apesar de estar ainda numa fase de desenvolvimento, o Chadder está já disponível em duas plataformas móveis para que os utilizadores o possam testar e garantir que o serviço funciona de forma segura, garantindo que os dados transmitidos não podem ser capturados e lidos.
Curiosamente apenas podemos, para já, usar o Chadder no Android e no Windows Phone. A versão para iOS ainda não foi lançada, apesar de estar a ser criada e é esperada para breve.
A interface do Chadder é simples e sem qualquer complicação na utilização. Os utilizadores apenas necessitam de fornecer um nickname, um nome de utilizador e uma palavra passe para criarem uma conta.
Depois dessa conta criada podem associar-lhe um email e um número de telefone para serem mais facilmente encontrados no serviço ou usar um código gerado pelo Chadder para comunicarem com outros utilizadores, com quem não queiram partilhar dados.
Esta é mais uma aplicação que pretende garantir a anonimização das mensagens transmitidas entre dispositivos, mantendo-as longe de olhares alheios e de acessos não autorizados.
O conceito apresentado pelo Chadder tem tudo para se tornar um sucesso e garantir aquilo que pretende ser a sua premissa mais básica. Resta apenas que seja adoptado e que seja adoptado por todos os utilizadores que têm presente a preocupação sobre quem acede às suas mensagens.