Pplware

Browser da Google não terá versão dedicada ao Windows Phone

A relação entre a Microsoft e a Google não tem sido pacifica nos últimos meses. Foram várias as vezes em que estas duas empresas se enfrentaram, de forma discreta mas firme, por problemas de compatibilidade entre os seus serviços e o seu software.

O browser da Google ainda não tinha estado envolvido nestas lutas, mas agora está a ser chamado para servir de bastião.

Segundo foi publicado num fórum dedicada a este browser, o Chrome não vai ter uma versão dedicada ao sistema operativo móvel da Microsoft.

São vários os utilizadores que pedem há já bastante tempo a criação de uma versão do Chrome para o Windows Phone.

A razão mais vezes apresentada é a possibilidade de se usar as capacidade de sincronização deste browser entre as suas diferentes versões, garantindo aos utilizadores uma transposição entre sistemas de forma transparente.

A própria Google já procurou fazer a transposição do seu browser para este sistema operativo móvel, mas até agora ainda não foi capaz de o fazer, não tendo por isso uma versão disponível.

Num thread num fórum do Chromium, que está já fechado, são muitos os utilizadores que pedem à Google a criação desta versão para Windows Phone, sendo ali apresentadas as razões para a necessidade dessa existência.

Mas a Google veio agora colocar um ponto final nestes pedidos, não de forma definitiva, mas colocando no lado da Microsoft a responsabilidade de facilitar este processo.

Segundo foi descrito por um dos responsáveis pelo Chromium, os problemas encontrados e que estão a impedir para a criação da versão para Windows Phone do Chrome estão nas permissões que o Chrome necessita e que não estão acessíveis no Windows Phone.

No current plans that I am aware of. Chrome needs more privileges than a regular metro app so there is no simple port.

A frase é taxativa e indica que para já não existem planos para a criação desta versão, remetendo a causa para os problemas de permissões.

Não é a primeira vez que o Chrome e a sua equipa enfrentam problemas com a implementação do seu browser no Windows.

O próprio Windows RT não tem versão própria deste browser por culpa das permissões que dá às aplicações e a regras internas do próprio SO que não permite que outro browser exista no sistema.

É realmente uma perda enorme para os utilizadores deste SO móvel se a Google não conseguir criar a versão para Windows Phone do Chrome, deixando assim de forma uma franja já não tão pequena de utilizadores.

Exit mobile version