Com efeito a partir de 2020, o WhatsApp passará a apresentar publicidade dentro da aplicação. Será uma nova forma de rentabilização do serviço de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Aliás, já se esperava que mais cedo ou mais tarde o Facebook tomasse esta decisão, mas não será ainda este ano.
De qualquer modo, se utiliza o WhatsApp prepara-se para ver publicidade já a partir de 2020.
O WhatsApp é uma das empresas detidas pelo grupo Facebook e tal medida já se vinha adivinhar. Não obstante, para alguns utilizadores isto poderá ser o fim da aplicação tal como a conhecem, apreciam e dela dependem. Já, por outro lado, o impacto da publicidade será sentido sobretudo nos Status ou Stories.
A publicidade vai chegar ao WhatsApp em 2020
Esta foi uma das sugestões feitas pelo Facebook durante a sua última conferência F8. Entretanto, não voltamos a ter notícias sobre o novo modelo de rentabilização do WhatsApp, até agora. Assim, tal como a gigante tecnológica deu a saber, a publicidade na aplicação para Android e iOS começará a aparecer em 2020.
Ainda que a medida não deva agradar a alguns utilizadores, transformará o WhatsApp numa plataforma atraente para investidores. Sobretudo para quem quiser passar a apresentar os seus formatos de publicidade aos utilizadores da maior plataforma de comunicações instantânea, já a partir do próximo ano.
Acima podemos ver três exemplos de como será apresentado conteúdo publicitário. O grande impacto será sentido nos Status, as Stories ou atualizações de estado (diárias) ao dispor do utilizador. Note-se que esta mesma caraterística foi herdada do Instagram que, por sua vez, a raptou ao Snapchat.
Acaba-se assim por corroborar as fugas de informação anteriores e se usa o WhatsApp, em 2020 começará a ver publicidade que ocupará todo o ecrã ao folhear os Status dos seus contactos. Encontrará também a opção para fazer “Swipe up” para aceder à página do anunciante, além de ser apresentado o nome do mesmo.
Presente na aplicação para Android e iOS do WhatsApp
O Facebook deu ainda a saber que o WhatsApp Business, a versão empresarial deste serviço terá mais capacidades. Neste caso concreto, teremos as mensagens em “rich format” que incluem texto, imagem e som, dando-lhe assim mais formas de comunicar e veicular a sua mensagem até aos clientes.
Já para o WhatsApp Business, para Android e iOS, teremos também a apresentação de catálogos de produtos no decurso das conversas. Isto é, se durante a conversa for citado algum produto, pode ser apresentado o catálogo completo de determinada empresa ou serviço, enriquecendo assim a conversação.
https://twitter.com/MattNavarra/status/1130811380590895104
Até ao momento não sabemos se o Facebook pretende expandir esta implementação a outras áreas do WhatApp. Isto é, para já teremos a publicidade apenas nos Status, mas não sabemos se a implementação se esgota aqui. Mark Zuckerberg pode ditar a inclusão de publicidades noutros pontos da aplicação.
A propósito, estaria a ser cogitada a apresentação de publicidade, mais discreta, entre a lista de chats no menu inicial, portanto, na lista de conversação. No entanto, esta modalidade não foi confirmada e para já deve ser interpretada apenas como um rumor, ao contrário da publicidade dentro dos Status.
O Facebook pode ter outros planos…
Para já confirma-se a apresentação de publicidade nas atualizações de estado a partir de 2020. No entanto, este pode ser o início de uma nova gestão do WhatsApp por parte do Facebook. Aliás, vimos o mesmo com o Instagram cuja aplicação para Android e iOS já nos apresenta diversos tipos de publicidade.
Very excited to discover how WhatsApp is going to make the chat and bubbles compatible with the Android Night Mode, hopefully soon.
Any concept from you that you want to share?— WABetaInfo (@WABetaInfo) May 21, 2019
Já numa nota mais positiva, o WhatsApp estará a testar a implementação do modo escuro proporcionado pelo Android. O mesmo deve constar do iOS 13, cujas fugas de informação sugerem a inclusão do dark mode assim que chegar a próxima versão. Até lá, veremos ainda algumas versões de teste para a aplicação.
Em 2020 o WhatsApp vai mudar e a publicidade não é a única novidade!